Plantão

Paraiba registrou 105 ataques a agências bancárias em 2016, 20% a menos que em 2015

B.B de Conceição explodido. (Foto Ricardo Dantas)
De acordo com levantamento do Sindicato dos Bancários da Paraíba, as agências bancárias do estado foram alvo de 105 ataques criminosos em 2016. 

O número é 20% menor que o registrado em 2015, quando ocorreram 132 ataques. Mais da metade dos casos, 64 ao todo, foram explosões, seguidas de 31 arrombamentos. 

O sindicato aponta que a cidade com maior concentração de ocorrências foi João Pessoa, onde aconteceram 23,1% dos casos – 22 registros, sendo seis deles em agências na Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores da cidade. 

Além disso, foram 14 arrombamentos e quatro ocorrências por explosões, três por assalto e um crime de abordagem fora do ambiente bancário (“saidinha” de banco).

LEIA: Bandidos fortemente armados, explodem cofre da agência de Conceição; Vídeo no momento do assalto

Já em Campina Grande, que tem a segunda maior concentração populacional da Paraíba, os incidentes com agências bancárias foram em menor número e com perfil de atuação diferente por parte dos criminosos.
Sete casos foram registrados, mas cinco deles foram por conta de explosões em caixas bancários e o principal alvo dos bandidos foi o Aeroporto João Suassuna, que registrou duas ocorrências, em que três caixas eletrônicos foram explodidos.

Os registros de explosões a caixas eletrônicos lideram as ocorrências em todo o estado. Ao todo foram 64 casos, o que corresponde a 67,2% dos crimes praticados contra agências bancárias. Logo em seguida vieram as ocorrências por conta de arrombamentos, com 31 casos (32,5%).




Da Redação com Portal Correio