Plantão

Professores da cidade de Santa Inês promovem paralisação com indicativo de greve geral após prefeito Felix Vieira reduzir salários




Santa Inês - PB e o gestor adversário da EDUCAÇÃO.


O SINDICATO DOS SERVIDORES   MUNICIPIAS   DE  SANTA INÊS/PB ( SINSERMUSI),  em assembleia geral extraordinária com os profissionais da EDUCAÇÃO, na tarde dessa quarta-feira 28 de fevereiro, decidiram em comum acordo e com  maioria aderir a uma  paralisação. O motivo da paralisação está relacionado ao Projeto de lei Complementar nº001/2024 que reduz os vencimentos do magistério municipal ferindo a Constituição Federal (CF) que garante o recebimento do salario do trabalhador de qualquer natureza, bem como estabelece a irredutibilidade dos vencimentos dos servidores públicos, conforme seu artigo 37.


De acordo com o sindicato, o Município de Santa Inês – PB, no tocante aos direitos do Magistério Público Municipal, que além de não terem direitos assegurados pelo poder executivo e que também NÂO executa o que está presente no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Município (PCCR), criado pela LEI 184/2012, a saber as progressões por titulação e quinquênios e que também veta e estabelece que os salários dos professores são irredutíveis. Além disso, o poder executivo suprimiu o rateio do FUNDEF, lesando mais uma vez os professores.


Acontece que em 23 de fevereiro de 2024, a câmara de vereadores de Santa Inês – PB, sem diálogo com a categoria, agindo às escondidas e  atendendo ao pedido do poder executivo,  aprovou o  Projeto de Lei Complementar nº001/2024, que foi publicado no diário oficial do município que de forma arbitrária e desumana, reduziu os salários dos professores, provocando gigantescos prejuízos humanos, morais e financeiros.


Sendo assim, a atitude da administração pública municipal foi um atentado à dignidade dos profissionais da educação, utilizando-se inconstitucionalmente com um flagrante abuso dos poderes inerentes ao seu cargo.


O referido ato representa mais um retrocesso na história repleta de episódios de perseguição e desrespeito às garantias de servidores que batalham todos os dias na perspectiva de promover melhoria na qualidade de vida da sociedade. Não aceitamos nenhum direito a menos.


Compreendendo que o respectivo projeto causou grave prejuízo à categoria; em assembleia geral extraordinária, na tarde dessa quarta-feira, 28.02.2024, decidiram os professores, por maioria, entrar em paralisação nos dias 04 e 05/03/2024. Inicialmente o ato de paralisação nas datas supramencionadas no primeiro momento,  busca abrir um diálogo com Poder Executivo, não logrando êxito, não descartavam a hipótese de convocar GREVE GERAL, respeitando a legislação em vigor.


Portanto,  o motivo da paralisação está relacionado ao projeto de lei complementar Nº001/2024 que reduz o piso municipal dos professores da rede municipal de ensino e dá providências correlatas, que além de ferir a  CF reduzindo os salários da categoria, não levou em consideração, nem se quer menciona e nem cumpre a lei 184/2012 que cria o PCCR (plano de cargos e carreira do magistério municipal).

 

Presidente do SINSERMUSI