Plantão

Ministério da Defesa justifica gastos com leite condensado e chicletes

O Ministério da Defesa emitiu uma nota nesta quarta-feira (27) para justificar as compras milionárias de leite condensado e clicletes no ano de 2020. De acordo com a pasta, os alimentos foram utilizados para alimentar 370 mil homens e mulheres, "que diariamente realizam suas refeições, em 1.600 organizações militares" em todo o Brasil.

Em nota, a Defesa destaca que o leite condensado compõe a alimentação das tropas "por seu potencial energético".

"Eventualmente, pode ser usado em substituição ao leite. Ressalta-se que a conservação do produto é superior à do leite fresco, que demanda armazenamento e transporte protegido de altas temperaturas", aponta. 

Sobre os chicletes, a pasta afirma que o produto ajuda na higiene bucal das tropas "na impossibilidade de escovação apropriada" e também são utilizados "para aliviar as variações de pressão durante a atividade aérea".

O Ministério da Defesa ressalta ainda que, desde 2017, o valor da etapa comum de alimentação dos soldados é de R$ 9 por militar para todas as refeições diárias. "As Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens", reforça a nota.


R7