Plantão

Kim Kataguiri afirma que Mourão está disposto a formar novo governo

Em entrevista ao programa Morning Show, da Jovem Pan, nesta quinta-feira, 28, o deputado federal Kim Kataguiri afirmou que o vice-presidente Hamilton Mourão apresenta boa vontade para assumir a cadeira da Presidência da República caso Jair Bolsonaro seja afastado do cargo em um processo de impeachment. 

“O impeachment é a saída institucional e antirrevolucionária para um presidente que comete crimes, um remédio constitucional para evitar males maiores ao país. Neste sentido, o processo de impeachment não diz respeito a derrubar o presidente, mas substituí-lo, criar um novo governo. 

Só existe o afastamento do líder do executivo se o vice-presidente já articulou um novo governo, uma nova Esplanada dos Ministérios, o que Hamilton Mourão sinaliza que está disposto a fazer. Sua postura é evidente porque ele já envia interlocutores para dialogar com parlamentares no Congresso Nacional”, disse.

Até o momento, entidades e parlamentares já apresentaram 64 pedidos de afastamento do presidente à mesa diretora da Câmara dos Deputados. Autor de um dos pedidos de impeachment, Kim Kataguiri reforça que Bolsonaro deve ser retirado do poder já que, segundo ele, “é um criminoso”. 

“Não interessa mais o posicionamento político do presidente, se ele se diz liberal ou conservador. O que interessa é que Bolsonaro cometeu crimes e deve pagar por isso, ponto final. Se nós temos um criminoso na Presidência da República, ele deve ser imediatamente retirado do poder”.

Confira na íntegra a entrevista com o deputado Kim Kataguiri: