Plantão

Produtores Rurais de Conceição apostam no maracujá como alternativa para o aumento da renda. LEIA!

Os Produtores Rurais de Conceição, Hélder Falcão  e  Sebastião Ferreira apostam nessa ideá...  

Apesar de não ser considerada a maior produção agrícola da cidade de Conceição, o cultivo do maracujá se tornou uma grande alternativa de aumento de renda familiar para dois produtores rurais.

Plantio de maracujá na propriedade rural de Sebastião Ferreira
O primeiro e maior produtor é Sebastião Ferreira de Oliveira, que possui em suas terras algo em torno de 1.700 maracujazeiros. 

Em segundo lugar aparece o dentista Hélder Falcão, com uma média de 550 pés.

Juntos, os dois retiram em média 120 caixas da fruta, por semana, em período de safra do produto. 

Cada caixa de maracujá é vendida entre 25 e 40 reais, dependendo do período de alta ou baixa. No momento, a caixa está sendo vendida por 30 reais no mercado.
Vista aérea da propriedade de Hélder Falcão


A propriedade Umbuzeiro, pertencente a Sebastião Ferreira fica localizada no município de Santa Inês, porém toda produção é escoada na cidade de Conceição e região do Vale do Piancó. Já a propriedade Alagoinha, pertencente ao produtor Hélder Falcão, fica no entorno da cidade de Conceição. 

Redator do Portal Gilberto e o Produtor Rural Sebastião 
A sua produção é basicamente toda vendida ao senhor Sebastião Ferreira. As duas propriedades possuem terras férteis e água em abundância. Associado a isso vem o fato dos dois produtores possuírem muita experiência no manejo do plantio de maracujá, o que facilita o cultivo e o aumento da produção.

É comum ouvir o conselho para comer maracujá ou beber seu suco quando se está preocupado ou com falta de sono. A recomendação é justa. 

A passiflorina, um princípio ativo com efeito calmante e relaxante, é uma das propriedades naturais da fruta, que só no Brasil tem 150 exemplares nativos das mais de 500 espécies existentes no mundo.

Apesar de tantas variedades, apenas quatro ou cinco delas são cultivadas para fins comerciais no país. A vibrante cor amarela da fruta já é uma referência da sua origem da América tropical.

O maracujazeiro gosta de temperaturas altas e muita luz, com a necessidade de receber 12 horas de luminosidade por dia para florescer a uma carga expressiva. Os estados do Norte e do Nordeste possuem safras bem mais longas do que os da região Centro-Sul, onde os dias são curtos no inverno.
Produção da propriedade de Hélder Falcão e seus Maracujás... 

O maracujá é uma fruta ideal para o plantio em pequena propriedade. O seu cultivo exige pouco espaço e requer trabalho manual para realizar a polinização, que pode ser realizada por membros da própria família do produtor. A cultura é indicada para a agricultura familiar, dado o baixo custo por hectare e o rápido retorno financeiro.

No próximo domingo(2), o portal estará publicando uma reportagem  sobre o plantio de pimentão na fazenda Umbuzeiro.


Por Gilberto Angelo