Plantão

Primeira grande onda de frio de 2025 pode chegar ao Brasil nos próximos dias, diz Clima Tempo



A virada de maio para junho de 2025 reserva uma situação meteorológica muito especial. Para simulações atmosféricas feitas em super computadores vêm confirmando nos últimos dias a entrada de uma potente e grande massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul, com potencial para avançar com muita força também sobre o território brasileiro.


Ao que tudo indica, será a primeira onda de frio de 2025 e que poderá causar uma queda de temperatura bastante acentuada não só na região Sul, mas em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e também em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Faltando pouco menos de um mês para o solstício de inverno, que será no dia 20 de junho, esta onda de frio poderá gelar (e congelar) várias áreas do país.


Massa de ar frio continental


O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais. Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano. A maioria das massas de ar frio que chegam ao Brasil passam mais tempo sobre o oceano e isso enfraquece o poder de resfriamento. Uma massa de ar frio continental normalmente tem pouca umidade, fazendo com que seu potencial de resfriamento seja muito maior. São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte.


Dois pulsos de ar polar


As análises mais recentes mostraram que este intenso resfriamento sobre o Brasil poderá acontecer em duas partes, com o ar polar avançando sobre o país em dois pulsos. Essa situação é bastante comum quando é necessário afastar massas quentes e secas que já estão instaladas sobre o interior do Brasil há vários dias.


A primeira dose deste ar frio intenso deve vir junto com uma frente fria que provavelmente começará a causar chuva sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai no dia 27 de maio. No dia 28 de maio, enquanto o ar polar avança sobre o Sul e o Mato Grosso do Sul, a instabilidade da frente fria deve se espalhar sobre parte de São Paulo e de Mato Grosso. Nos dias 29 e 30 de maio, o ar polar já deve causar uma queda da temperatura muito acentuada em áreas do Sul do Brasil, de Mato Grosso do Sul e também do oeste e sul de Mato Grosso. É possível que o vento gelado já alcance até parte de Rondônia e do Acre. Em São Paulo, a queda da temperatura ainda não seria muito brusca por causa do excesso de nebulosidade e chuva. Estes dois dias ainda devem ser marcados por temperaturas altas e calor na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.


O segundo pulso de ar polar, e que vai reforçar o primeiro, deve avançar sobre o Brasil entre os dias 31 de maio e 1 de junho fazendo com que o ar frio seja empurrado de vez sobre as regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

Essas projeções são iniciais e ainda vão sofrer vários ajustes de rota na próxima semana, considerando as condições reais do tempo que estarão sendo observadas sobre o Brasil e sobre a América do Sul. Essas variações são muito comuns e poderemos ter atraso ou um adiantamento da entrada do ar frio.


Clima Tempo