Plantão

Família de ladrão, apedreja mercadinho onde ele foi morto por assaltar estabelecimento




Os familiares do ladrão que foi morto durante uma tentativa de assalto a um mercadinho em Mococa, no interior de São Paulo, voltaram ao local do crime para apedrejar o estabelecimento e acabaram destruindo o carro que estava estacionado à frente.


O assalto ao mercadinho aconteceu na última quinta-feira (15). Na ocasião, o dono do local, o comerciante Paulo Praxedes de Alencar, reagiu à ação e atirou contra os dois suspeitos, atingindo ambos. Um deles foi socorrido ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. O segundo ladrão acabou preso.


Segundo a polícia, a família do ladrão que morreu voltou ao local do crime na manhã seguinte (16). Câmeras de segurança flagraram o momento em que o mercadinho e o carro, que pertence à irmã do proprietário, são atingidos.


A esposa de Paulo, Ana Carolina da Silva Marcelino, que foi rendida durante o assalto, disse que eles tiveram que fechar o mercado durante três dias “porque eles [familiares do ladrão morto] vieram aqui e depredaram a porta do estabelecimento. Eles detonaram o carro”.


“A gente não ia voltar a trabalhar, mas que jeito que a gente não volta? E as contas? E os clientes? Todo mundo desesperado, preocupado com a gente. Eu falei: ‘Meu marido, vamos voltar, entregando na mão de Deus, que Deus cuida de nós’”, lamentou Ana Carolina.


Após a retaliação da família do suspeito que não sobreviveu à abordagem, Paulo e Ana criaram uma vaquinha on-line para ressarcir o dinheiro que perderam desde o dia da tentativa de assalto. Apesar de ter recuperado o valor levado pelos assaltantes, o casal teve prejuízo de R$ 10 mil por ter fechado as portas por três dias, além dos gastos para consertar o carro da irmã do dono.


O que se sabe


O assalto aconteceu na tarde da última quinta-feira (15), no bairro José Justi.


Dois homens invadiram o estabelecimento e renderam a esposa do proprietário.


O dono, ao ver o que estava acontecendo pelas câmeras de segurança, reagiu ao assalto e atirou contra os criminosos.
Ambos foram baleados, mas um deles conseguiu fugir.


O outro foi socorrido ao Pronto-Socorro de Mococa, mas não resistiu aos ferimentos.


Mais tarde, no mesmo dia, o suspeito que havia fugido deu entrada na mesma unidade médica e foi preso em flagrante.

Tanto o assaltante quanto o comerciante compareceram à delegacia. A arma de Paulo foi apreendida para investigação.


A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi registrado na Delegacia Seccional de Casa Branca como roubo, homicídio e tentativa de homicídio.


Metrópoles