Plantão

O violento terremoto que moveu o eixo da Terra e encurtou a duração dos dias



Nos últimos anos, vários países foram afetados por desastres naturais com destaque aos tremores de terra, que podem desencadear maremotos, os famosos tsunamis. As causas e efeitos desses fenômenos são fascinantes. Além disso, algumas regiões do planeta são mais suscetíveis do que outras a esses eventos muitas vezes mortais. Teve um terremoto que moveu o eixo da Terra e diminuiu a duração dos dias.


Bateu a curiosidade? Então clique na galeria a seguir e veja esse e outros fatos interessantes sobre terremotos.


Fenômeno de destruição


A superfície da Terra foi levemente alterada após um grandioso terremoto de 2004 ter atingido a Indonésia, transformando-se depois em um poderoso tsunami.


Cidade muda de lugar - Em fevereiro de 2010, uma cidade do Chile chamada Concepción se moveu três metros para oeste de sua localização original, após terrível terremoto. O fato também alterou, em menor dimensão, cidades do Chile e Argentina.


Tremores recorrentes - O anel de fogo do Pacífico é a região mais geologicamente ativa da Terra. Ela circula a costa do Pacífico, passando pelas bordas da China, Rússia, Japão e áreas das Américas.


Faça chuva ou faça sol - Terremotos podem acontecer, independente do clima. Tremores podem estar em áreas frias, quentes, chuvosas... A pressão barométrica também não afeta o solo.


Exploração do homem - A extração de petróleo também causa pequenos terremotos. Mas não é preciso se alarmar: a retirada de minérios e outras substâncias nas profundidades gera movimento das placas tectônicas, resultando em mini-tremores que mal são percebidos.


Balança aqui e acolá - Terremotos de um lado da Terra podem atingir regiões do outro lado do planeta. Os sismos, registrados no Chile em 1960, fizeram o mundo tremer por alguns dias a fio.


Boiando? - A cidade de São Francisco, nos EUA, está se movendo em direção a Los Angeles (em uma proporção de cinco centímetros por ano), dizem estudiosos.


O espaço influencia... - Além de alterar as marés, o Sol e a Lua também induzem tremores.


Poderoso - Um dos maiores e mais potentes terremotos registrado na história ocorreu no Chile, em 1960. O tremor atingiu 9.5 de magnitude na escala Richter.


Na China também - Por outro lado, dizem também que o terremoto mais mortal aconteceu na China em 1553. Estima-se que 830 mil pessoas tenham morrido.


Número impressionante - Saiba que, no mundo todo, acontecem cerca de 500 mil terremotos detectáveis. Desse montante, 100 mil podem ser sentidos e apenas 100 causam estragos de verdade.


Um bocado, né? - Só o Japão sofre com cerca de 1,5 mil terremotos por ano.


Países com menor probabilidade - De acordo com o '2015 World Risk Report', da United Nations University for Environment and Human Security', o Qatar (0,1%) foi classificado como o país com menos risco de desastre natural, seguido de Malta (0,61%) e de Barbados (1,16%).


Um dos mais preparados - O Chile é um dos países mais preparados para terremotos. Ao longo da sua história, a nação sofreu com grandes abalos sísmicos e tenta conviver com esses imprevistos naturais. Como são frequentes, é uma prioridade nacional do Governo e da população se precaver deles. As construções são antiterremotos e, quando a ordem é evacuar, as pessoas imediatamente obedecem.


Na linha de fogo - Localizado na América Central, a Costa Rica possui uma das faixas mais estreitas do continente. Tomada por cordilheiras, a região é formada por vulcões. Pela localização geográfica, o país sofre, com mais frequência, com terremotos, furacões e tempestades tropicais.


Metal precioso - Terremotos podem transformar água em ouro. De acordo com a revista New Scientist, mais de 80% dos depósitos de ouro do nosso planeta são formados por terremotos que acontecem no interior da Terra. O ouro é formado quando água rica em minerais escorre pelas fendas de rochas que estão entre 5 e 30 quilômetros abaixo do solo.


Impressionante - Um terremoto já fez o rio Mississipi, nos EUA, ter partes do seu curso invertidas. O fenômeno aconteceu em 1811.


O tempo passa mais rápido - Dizem que os dias diminuíram por causa de terremotos e tsunamis. Há a versão de que os dias estão quase dois microssegundos mais rápidos desde 2011. Um sismo que atingiu a região próxima ao Japão aumentou a velocidade de rotação da Terra.


O tempo urge - Outra versão é que o dia teria ficado três milésimos de segundo mais curto. Segundo a Nasa, o fato deveu-se ao imenso deslocamento de massa que aconteceu no planeta quando a placa da Índia afundou sob a da Birmânia, o que alterou a rotação da Terra.


Como investigar um fato passado? - Cientistas reconstituem hoje os tsunamis do passado a partir de vestígios do local arrasado pelo fenômeno natural como rochas, ossos, conchas e pedras. Através dos cacos, seria possível calcular o tamanho e a velocidade das ondas.


Mudou de lugar - Com ação de tsunamis, o Polo Norte também teria deslocado mais 2,5 centímetros para nordeste. Isso porque o eixo imaginário em torno do qual o planeta gira foi abalado, inclinando-se levemente.


Área mais propícia para ondas gigantes - A região do planeta onde acontece mais tsunamis é a que abrange o Oceano Pacífico.

Mais fundo... - Estudiosos também acreditam que surgiu no chão do oceano uma falha geológica e que o fundo do mar teria afundado mais de 20 metros em alguns trechos com tsunamis.


Ilhas mudaram de lugar - Já foi registrado casos de ilhas do Oceano Índico que moveram até 20 metros de lugar por causa de tsunamis. Uma delas, a de Trinkat, foi partida em três pelo maremoto. Algumas simplesmente afundam.


Causas do tsunami - Os motivos que podem levar a formação dessa onda gigante são vários. Podem surgir dos movimentos sísmicos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra que gerem grandes impactos e explosões submarinas (a exemplo das detonações de artefatos nucleares feitos longe da costa).


Maior tsunami - A maior onda do mundo da qual se tem notícia aconteceu em 9 de julho de 1958, na Baía de Lituya, no Alasca. O tsunami começou com um enorme terremoto.


Assustador - Para se ter uma ideia da dimensão desse tsunami, o impacto dessa massa na água no Alasca alcançou 524 metros de altura, que ultrapassa o Empire State, prédio de 102 andares em Nova York, que tem cerca de 443 metros.


Primeiros registros -


Um dos primeiros registros de tsunamis foi em 1755, em Lisboa, Portugal. Logo após um terremoto, a cidade recebeu uma série de ondas gigantescas. No entanto, cientistas estimam que o fenômeno existe há milhões de anos.


©Reuters e  ©Shutterstock