Plantão

Parlamento de Portugal veta discurso que Lula faria em cerimônia oficial portuguesa



O Parlamento de Portugal vetou nesta 4ª feira (1.mar.2023) o discurso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faria em homenagem à Revolução dos Cravos, comemorada em 25 de abril. A data marca o fim da ditadura militar no país. Lula seria o 1º chefe de Estado estrangeiro a discursar na cerimônia.


Em visita ao Brasil, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou a anunciar que Lula faria o discurso.


“É a 1ª vez que um chefe de Estado estrangeiro faz um discurso nesta data”, disse Cravinho em entrevista a jornalistas em Brasília.


Entretanto, deputados do Partido Social Democrata (PSD) e da Iniciativa Liberal (IL), não aceitaram que Lula discursasse na cerimônia.


“No momento em que houver uma intervenção do presidente Lula da Silva, os lugares da bancada da Iniciativa Liberal ficarão vazios”, disse Rui Rocha, líder da IL.


Segundo a CNN Portugal, depois de uma conferência de líderes, os partidos chegaram a um consenso e concordaram que o chefe do Executivo brasileiro não fará discurso nas comemorações da Revolução dos Cravos.


Créditos: Poder 360 / Foto: Reprodução