Plantão

Fenômeno pode destruir cidade do Maranhão



As fortes chuvas continuam castigando vários estados das regiões Norte e Nordeste. No Maranhão, uma cidade corre o risco de desaparecer por causa das crateras que se abriram devido as chuvas.


As 26 crateras no município de Buriticupu, a 417 quilômetros da capital São Luís, forçaram moradores a abandonar a cidade. O fenômeno conhecido como ‘Voçorá’, que ocorre há mais de 30 anos no local, se intensificou com as fortes chuvas.


Neste mês, 36 pessoas foram resgatadas de helicóptero nas regiões de Buriticupu e Santa Luzia. De acordo com o Centro Tático Aéreo, uma base de apoio para as equipes de buscas foi montada em Buriticupu. A Defesa Civil Nacional esteve no município com objetivo de elaborar estudos sobre as áreas afetadas pela erosão.


Entenda mais sobre


As crateras são causadas por um fenômeno geológico chamado “Voçoroca”, que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e, por isso, não existe mais proteção do solo.


Por causa das fortes chuvas no Maranhão, mais de 50 municípios decretaram situação de emergência. Ao menos seis pessoas morreram e quase seis mil famílias ficaram desabrigadas no estado.


Os buracos chegam até 70 metros de altura e 500 de comprimento. Segundo a prefeitura, 50 casas já foram engolidas pelo fenômeno.


MSN / Imagem: Reprodução/JN