Plantão

CENSURA! Rede Social de famosos é suspensa pelo o Tribunal Superior Eleitoral



O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) teve sua página no Twitter suspensa, nesta sexta-feira (4).Na rede social do futuro parlamentar aparece a mensagem “conta retida”.



No Instagram, o jovem compartilhou um print da rede social informando a suspensão em razão de a conta ser alvo de ordem judicial em um processo que tramita no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e criticou a Corte Eleitoral.



Aos 26 anos, o jovem conservador foi o deputado federal mais votado em todo o país nas eleições de 2022 e quebrou o recorde de parlamentar com maior votação na história de Minas Gerais, com quase 1,5 milhão de votos.


No Instagram, Nikolas compartilhou uma conta reserva e disse que “é inacreditável o que está acontecendo”.


Este não foi o único caso ocorrido nesta semana com conservadores. O deputado federal eleito Gustavo Gayer (PL-GO), também está com sua conta no Twitter suspensa.


No começo desta semana, a conta do Twitter da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi suspensa. Segundo aviso na rede social, o perfil foi retido após decisão judicial.


Depois de ter seus perfis nas redes sociais suspensos ela divulgou links para suas novas contas na madrugada desta quarta-feira (2).


No mesmo dia, porém, os novos perfis foram derrubados após nova decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O teor das decisões, no entanto, está sob sigilo. Créditos: Folha de S. Paulo.




Gustavo Gayer teve seu perfil no Twitter derrubado. O deputado conservador levantava hipótese sobre fraude eleitoral nas redes sociais antes de perder sua conta. Ele usava como base para lançar suspeitas sobre a eleição uma live feita na Argentina.


Em seu perfil, aparece a mensagem “conta retida no Brasil em resposta a uma demanda legal”. Nesta sexta (4), ele afirmou na rede social que a eleição “foi uma anomalia que roubou milhões de votos do Bolsonaro e colocou no colo do Lula”.



Após a retenção, ele tem denunciado a censura que vem sofrendo através do seu Instagram. O conservador publicou um print de e-mail recebido pelo Twitter que avisa que sua conta “é objeto de ordem judicial”.


“Nem que eu tenha que ir pras ruas apenas com um megafone eu não vou parar. Nós não podemos parar”, escreveu Gayer.


Nikolas Ferreira também teve sua conta derrubada nesta segunda (4). Veja a matéria aqui. Com informações do Diário do Centro do Mundo.



Já são três deputados federais que tem suas redes sociais bloqueadas a pedido do TSE em nome da “democracia”. Carla Zambelli, Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer. Desta vez, uma conta no Instagram de um canal de informações, de cunho conservador e em apoio ao Presidente Bolsonaro, também foi suspensa.

Trata-se da Conta do Canal Hipócritas, que já contava com mais de 1 milhão de seguidores. O canal, que se intitulava como de “humor ácido”, alertou em seu Twitter o que havia acontecido e divulgou a conta reserva, que no momento da redação desta notícia conta com apenas 76,3 mil seguidores, menos de 10% da quantidade que detinham.