Durante a transmissão ao vivo do programa Brasil Urgente desta terça-feira (1), a jornalista Grace Abdou, da Record, foi empurrada pelo repórter Lucas Martins, da Band, durante uma reportagem.
O momento aconteceu durante uma reportagem na cidade de Alumínio, no interior de São Paulo, onde ambos os jornalistas buscavam informações sobre o desaparecimento de duas adolescentes, Layla e Sofia, de 16 e 13 anos, respectivamente.
Em certo momento, a repórter da Record conversava com parentes da vítima de um lado, enquanto o jornalista da Band entrevistava outras testemunhas da família. Ao se aproximar de Grace, Martins entra na frente da mulher e começa a conversar com os familiares que antes falavam com a funcionária da Record.
Na sequência, Grace resiste ao ser afastada da mãe das adolescentes e, em seguida, é empurrada por Martins para o lado. "Dá licença, Grace! Tá louca?", disse o repórter, logo após afastá-la.
A jornalista então questiona o profissional, que responde rispidamente em seguida. "Você tá ao vivo? Por que você me empurrou?", disse Grace. Irritado, Martins afirma que a repórter entrou na sua frente propositalmente e não foi a primeira vez.
Ao final do dia, durante o programa Brasil Urgente, o repórter pediu desculpas para Grace pelo ocorrido. "Na disputa por espaço, eu tive uma atitude inaceitável e empurrei a repórter da Record [...] Não há motivo que justifique isso e venho ao público para pedir desculpas publicamente para Grace Abdou pelo episódio lamentável", afirmou Martins.
Em resposta aos acontecimentos, a Record divulgou um comunicado no qual condena o comportamento do jornalista e afirma que um boletim de ocorrência foi aberto para o caso, cujas "medidas judiciais cabíveis serão tomadas".
A Band também se manifestou e divulgou no início da noite um comunicado no qual presta solidariedade à repórter e reafirma o compromisso de respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. Leia abaixo o comunicado na íntegra:
A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores.
A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma extensa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido.
A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam.
Confira o vídeo no qual Lucas Martins pede desculpas para Grace Abdou:
A RECORD condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas.
São Paulo, 01 de julho de 2025.
RECORD
CNN Brasil