Plantão

EM PLENA ELEIÇÃO! Moraes determina censura à reportagens sobre elogio de Marcola do PCC para o candidato Lula(PT)



O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou neste domingo (2.out.2022) a remoção de conteúdo que diz que Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), vai votar no candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições para presidente.

Na decisão, o ministro determina também o pagamento de multa no valor de R$100 mil reais em caso de descumprimento e multa de R$15 mil em caso de novo compartilhamento desse mesmo conteúdo. Eis a íntegra (59 KB).

Os sites O Antagonista, Jornal da Cidade On-Line, Rádio Panamericana S.A. do grupo Joven Pan News , e o Portal Terra Brasil Notícias, haviam divulgado, em reportagens, que em intercepções feitas pela PF (Polícia Federal), Marcola declarava voto em Lula.

De acordo com as reportagens, o criminoso teria dito que Lula “é melhor [que Bolsonaro] mesmo, sendo pilantra”.

A informação foi publicada no site O Antagonista, na noite deste sábado (1º), e faz lembrar denúncia recente do ex-tesoureiro do mensalão do governo Lula, Marcos Valério, apontando ligações de Lula com o “PCC”. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu referências a essas revelações nas redes sociais e no horário obrigatório.




Ocorre que, a partir da leitura da reportagem, não se constata qualquer declaração de voto de Marcola no candidato Lula”, disse o Ministro Alexandre de Moraes em um trecho da decisão.

Na verdade, os diálogos transcritos, além de se relacionarem a condições carcerárias, apresentam apenas conotação política, pois retratam suposta discussão de Marcola e outros interlocutores a respeito de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Embora o teor dos diálogos revele uma discussão comparativa entre os candidatos, não existe declaração de voto, fato constante no próprio título da notícia”, afirma o ministro.

REAÇÃO

Logo depois da decisão de Moraes, Fabio Wajngarten, chefe de comunicação da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL), reagiu à determinação.

Censura em pleno dia da eleição?“, publicou no Twitter.

Da Redação com Poder360