Plantão

João Azevêdo e Pedro Cunha Lima disputam 2º turno das Eleições na Paraíba



João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) disputam o segundo turno das Eleições 2022 na Paraíba. O atual governador do Estado obteve apoio de 863.174 eleitores, o que correspondeu a 39,65% dos votos válidos. Já o tucano recebeu apoio de 520.155 eleitores, o equivalente a 23,90% dos votos válidos.


“Essa grande vitória que tivemos no primeiro turno foi graças à militância. As pessoas que pela Paraíba toda passaram a mensagem de que esse projeto é mais importante. Vamos lá para o segundo turno. São só duas semanas para a gente consolidar isso de vez”, celebrou o governador João Azevêdo, nas redes sociais.


“É um momento de muita emoção. Muito obrigado por tanta confiança em mim, na nossa postura e nas nossas ideias. Obrigado por fortalecer uma esperança. O que acontece é um movimento de mudança no nosso estado e carregar essa responsabilidade nos move para fortalecer um sonho de cuidar melhor da Paraíba. Vamos dar sequência, vamos intensificar a luta nesse segundo turno”, declarou Pedro Cunha Lima, também nas redes sociais.


Nilvan Ferreira (PL) teve 406.604 votos (18,68%); Veneziano Vital do Rêgo (MDB) conseguiu 373.511 votos (17,16%); Adjany Simplicio (PSOL) conquistou 9.567 votos (0,44%); Major Fábio (PRTB) obteve 2.455 votos (0,11%); Antônio Nascimento (PSTU) recebeu 978 votos (0,04%); e Adriano Trajano (PCO), que estava com a candidatura em julgamento, teve 280 votos (0,01%).

Brancos (4,80%) e nulos (9,90%) somaram 375.152 votos.

Os paraibanos voltam às cabines de votação para definir quem governará o Estado de 2023 a 2026 no dia 30 de outubro. Relembre perfis e propostas dos candidatos.

João Azevêdo (PSB)

João Azevêdo Lins Filho, natural de João Pessoa, tem 69 anos e é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 


Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de direção e chefia em programas e repartições públicas municipais em João Pessoa e Bayeux. Foi secretário de Infraestrutura da Capital entre 2007 e 2010 e, em 2011, foi nomeado pelo então governador Ricardo Coutinho para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia. Em 2015, a partir da fusão de pastas, passou a responder também pela Infraestrutura do Estado. 


Atual governador da Paraíba, João Azevêdo foi eleito em 2018 no 1º turno, com mais de 1,1 milhão de votos, o que representou 58,18% dos votos válidos. 


João e Ricardo romperam politicamente devido à Operação Calvário e o novo chefe do Executivo estadual migrou para o Cidadania no fim de janeiro de 2020. Poucos meses após a ida de Ricardo Coutinho para o Partido dos Trabalhadores (PT), João Azevêdo anunciou retorno ao PSB, partido no qual concorre à reeleição.


João Azevêdo (PSB) marcou para as 21h um entrevista coletiva à imprensa para se pronunciar sobre o resultado do pleito eleitoral. A coletiva foi marcada para ocorrer no Comitê Central de João Pessoa, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, número 147.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pedro Oliveira Cunha Lima, natural de Campina Grande, Agreste da Paraíba, tem 34 anos e é advogado.

Membro de uma das famílias mais tradicionais da política paraibana — tendo como pai e avô os ex-governadores Cássio Cunha Lima e Ronaldo Cunha Lima, respectivamente —, Pedro ingressou na vida pública em 2014, quando foi eleito o deputado federal mais votado do estado, com apoio de 179.886 pessoas.


Nas Eleições de 2018, conquistou o segundo mandato legislativo, mas dessa vez com 76.754 votos, caindo para a oitava colocação na lista de mais votados.


A candidatura de Pedro Cunha Lima ao Governo do Estado ocorreu após hesitação do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, em encabeçar a chapa. Romero manteve o convite na gaveta por tempo demais, chegando, inclusive a acenar para uma aliança com João Azevêdo, o que obrigou Pedro Cunha Lima a assumir a missão.


Pedro Cunha Lima agendou coletiva de imprensa para este domingo (2), das 20h às 20h30, no Auditório do Eco Business Center, em João Pessoa. O senador eleito Efraim Filho também participa.


Após coletiva de imprensa, Pedro e Efraim seguem para Campina Grande, onde participam da comemoração da vitória no Parque do Povo.


Portal Correio