Plantão

Falso: Bolsonaro não vetou piso da enfermagem, como afirma Veneziano



É falso que o piso salarial dos profissionais de enfermagem foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A afirmação foi do senador Veneziano Vital (MDB), candidato a governador da Paraíba, durante debate na TV Tambaú. O conteúdo foi postado ainda pelo candidato nas redes sociais. O piso, aprovado pelo Congresso Nacional, foi sancionado pelo Governo Federal.


Porém, o texto foi sancionado com um veto. Bolsonaro vetou a correção anual do piso, que seria feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso. Agora, cabe a deputados e senadores derrubar o veto presidencial. Na sequência, a medida foi derrubada por uma ação que está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).


O QUE FOI INVESTIGADO?: Vídeo em que senador e candidato ao cargo de governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB) afirmou, durante debate na TV Tambaú (afiliada do SBT), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vetou o piso da enfermagem: "Nós do Congresso Nacional, obtivemos, em nome dos milhares e milhares de profissionais da enfermagem, uma grande vitória: derrubamos o veto do presidente Bolsonaro que não queria reconhecer o salarial para a enfermagem, profissionais, auxiliares, técnicos".


A fala foi rebatida durante o debate por Nilvan Ferreira: "Você divulgou uma informação errada. O presidente não vetou o piso da enfermagem, como você disse agora. O presidente agora, em agosto, sancionou, com a presença de representantes da enfermagem, o piso nacional da enfermagem. Então você peça a sua assessoria para checar, porque você divulgou fake news. O presidente sancionou o piso da enfermagem. É só as pessoas procurarem aí no Google para ver que o senhor tentou prejudicar o presidente".


Onde foi publicado: Instagram e Twitter.

Alcance da publicação:O vídeo publicado por Veneziano foi visualizado mais de 10 mil vezes no Instagram em menos de 24 horas. Já a postagem de Nilvan Ferreira, foi visualizada 86 mil vezes na mesma rede social.

O que diz o autor da publicação: Em contato com a TV Tambaú, a assessoria de Veneziano afirmou que o candidato "se expressou mal e tentava se referir ao veto presidencial referente à correção anual dos valores". No entanto, Veneziano ainda diz que o congresso derrubou o veto, fato que ainda não aconteceu.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO:

É falsa a afirmação de que o piso salarial nacional do enfermeiro foi vetado pela Presidência da República. A norma, sancionada, foi publicada na edição do dia 5 de agosto, no Diário Oficial da União. O presidente Jair Bolsonaro fez veto ao texto em relação a correção anual do piso, que seria feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Como verificamos?

Após a fala do candidato, a reportagem do SBT News De Fato verificou a informação através do Diário Oficial da União e do site do Senado Federal. Além disso, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que convocará uma reunião de líderes em busca de soluções para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

Por que investigamos

O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.

SBT News De Fato

O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação mídiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL).


SBT News