Plantão

Até tu? Globo reconhece que Lula mentiu e disse várias fakes no Jornal Nacional; veja comparações feitas pela própria Globo



O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi entrevistado pelo Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira (25). Confira as mentiras contadas pelo petista:


“[A gente criou] a lei contra a lavagem de dinheiro.”

Selo #FAKE — Foto: G1

Selo #FAKE

A declaração é #FAKE: Veja por quê: A Lei 9.613, que tipificou e definiu punições para o crime de lavagem de dinheiro, entrou em vigor em março de 1998, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A legislação foi alterada em 2012, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, para tornar mais eficiente e rigorosa a persecução penal de crimes de lavagem de dinheiro. 

“Criamos a Coaf pra cuidar de movimentações financeiras atípicas.”

Selo #FAKE — Foto: G1

Selo #FAKE

A declaração é #FAKE. Veja por quê: O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi criado pela Lei 9.613, de 1998, cinco anos antes do início do primeiro mandato de Lula. O órgão tem por missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. No primeiro ano do governo Lula, o Banco Central publicou a norma que obriga os bancos a informar ao Coaf saques ou depósitos em espécie com valores a partir de R$ 100 mil.

“A gente criou a lei de acesso à informação, a lei anticorrupção, a lei contra o crime organizado.”

#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: As três leis foram criadas durante o governo Dilma Rousseff e não durante a gestão de Lula. O candidato, porém, não deixou claro se estava se referindo apenas aos seus dois mandatos ou aos quatro do PT quando falou sobre a criação das leis. A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 2011, primeiro ano de Dilma na Presidência da República. As leis anticorrupção e contra o crime organizado também foram sancionadas pela petista, em 2013. 

“A gente colocou a CGU com um ministro para fiscalizar.”

Selo fake — Foto: G1

Selo fake

A declaração é #FAKE. Veja por quê: A medida provisória de número 2143-32, que alterou a estrutura da Presidência e dos Ministérios, estabeleceu que o Corregedor Geral da União (CGU) teria status de ministro. A lei é de 2001, portanto, antes do mandato de Lula, que começou em 2003. 

“Colocamos um Cade para combater os cartéis.”

selo não é bem assim — Foto: arte

selo não é bem assim — Foto: arte 

#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Foi durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff que entrou em vigor a lei que estruturou o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, determinando as atribuições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“O que que nós fizemos? Nós reduzimos a inflação para a meta, que era 4,5%, mais dois, menos dois, durante todo o meu período de governo. Segundo: nós reduzimos a dívida pública de 60,4% para 39%, nós fizemos uma reserva de US$ 370 bilhões.”

selo não é bem assim — Foto: arte

selo não é bem assim — Foto: arte 

#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Ao deixar o governo, em 2010, a inflação era de 5,9%, segundo o BC, dentro do intervalo informado por Lula. A meta, da forma descrita pelo candidato, foi batida de 2006 até o fim do mandato do petista. Em 2003, 2004 e 2005, no entanto, a inflação efetiva ficou acima da meta, mesmo considerando o intervalo.


Terra Brasil Notícias