Plantão

Sinal de antenas parabólicas analógicas, terão interferências com chegada do 5G; Quem recebe auxílio ganhará antenas modernas



5G, apesar de ser muito mais rápida do que o 4G, a quinta geração da internet móvel deve interferir no sinal de antenas parabólicas.



O problema acontece porque as antenas parabólicas transmitem dados pela banda C, que opera entre 3,7 GHz e 6,45 GHz. No caso do 5G, o sinal fica na frequência de 3,5 GHz. Com o conflito de transito, os equipamentos precisarão ser retirados das residências o mais rápido possível para não atrasar as operações das empresas de telefonia na instalação da nova tecnologia.



Durante a substituição das redes, os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) aqueles que recebem o auxílio do governo federal, contarão com benefícios, para substituir por antenas modernas.



Apesar do país ser dominado pela conectividade digital, ainda existem lares que utilizam dispositivos parabólicos para acessar a programação televisiva. Para agilizar o processo, o governo federal disponibilizou kits de antenas no primeiro semestre deste ano. A ideia é ampliar o 5G o mais rápido possível pelo país.



Da Redação com Yahoo Finanças