Plantão

Falta de sinalização é uma das maiores causas de acidentes na PB-386, que liga Conceição a outras cidades da Paraíba



A rodovia estadual PB-386, entre as cidades de Ibiara e Conceição, tem sido a via com maior índice de acidentes na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano. Neste ano, uma série de sinistros foi registrada na localidade viária.



Na última sexta-feira (19), uma ambulância do hospital de Conceição tombou nas proximidades de um posto de combustível. Apesar da gravidade, ninguém do veículo teve graves ferimentos. No dia 2 de novembro, um jovem de 26 anos morreu após colidir a motocicleta com um automóvel de urgência. Em agosto, outra grave colisão entre dois carros também deixou um homem morto e outra pessoa ferida.



A explicação para tantas tragédias pode estar relacionada, também, com sinalização na localidade. Conforme o engenheiro civil Dário Morais, que é especialista em Engenharia de Tráfego, a péssima qualidade dos equipamentos aumenta os riscos de sinistros.



“A sinalização viária é um conjunto de sinaiVias que visa especialmente a segurança dos usurários da via pública, assegurando também melhor fluidez do trânsito. A inexistência ou a péssima qualidade da sinalização horizontal e vertical é sem sombra de dívidas um fator que aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves, inclusive com vítimas fatais”, disse.



Um estudo publicado pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em 2018 apontou que a sinalização com problemas é responsável pelo maior número e mortes, 47,7% dos acidentes e das mortes ocorre em trechos com problemas de pintura da faixa central (desgastada o inexistente).  



Quanto à responsabilidade da sinalização, o CTB (Código de Transito Brasileiro) estabelece que é competência do órgão sob circunscrição da via, seja estadual (DER) ou federal (DNIT), implantar, manter e operar o sistema de sinalização (Art. 21). A legislação também prevê que este órgão pode responder pela falta, insuficiência ou instalação errada da sinalização (Art. 90).



Segundo informações, o Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB) informou que há um processo licitatório em finalização para que toda a referida rodovia seja reformada, sendo esse o motivo não ter sinalização vertical e horizontal ainda.



Diamante Online