Plantão

Pessoas vacinadas não precisam usar máscara nos Estados Unidos



Contrariando recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a diretora do CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, Rochelle Walensky, afirmou que as pessoas vacinadas são imunes às variantes do novo coronavírus e não precisam usar máscaras. A declaração foi feita durante entrevista ao canal NBC, nessa 4ª feira (30.jun.2021).

A entrevista foi ao ar pouco depois das autoridades de Los Angeles, na Califórnia, recomendarem o uso de máscaras em locais públicos fechados por todos, incluindo pessoas vacinadas, conforme publicado pelo Los Angeles Times nessa 4ª feira (30.jun). A maior preocupação é com a variante Delta, que tem alta transmissibilidade.

Segundo Walensky, no entanto, a medida é desnecessária. A diretora do CDC afirmou que as pessoas vacinadas “estão a salvo das variantes que circulam”. Contudo, a diretora do CDC salientou que cabe aos governos locais decidirem as medidas de prevenção a serem adotadas.

Existem áreas deste país onde cerca de um terço das pessoas são vacinadas, elas têm baixas taxas de vacinação”, disse Walensky. “Existem áreas onde eles têm mais doenças no contexto de pessoas que não estão sendo vacinadas. Portanto, nessas áreas, sempre dissemos por favor, olhe, faça sugestões”, completou.

A declaração foi de encontro com a recomendação da OMS. A organização pediu que pessoas totalmente vacinadas continuem a usar máscaras e não aglomerem, já que a variante Delta é altamente contagiosa e se espalha rapidamente pelo mundo.

VARIANTE DELTA

A variante Delta do coronavírus, detectada pela 1ª vez na Índia, é transmitida com maior velocidade em comparação às outras cepas, segundo a OMS. “É a variante mais rápida e pode facilmente afetar os mais vulneráveis”, disse o diretor de Emergências Sanitárias da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva realizada na 2ª feira (21.jun.2021).

“Essa variante nos preocupa muito e já está circulando em 92 países”, completou Maria Van Kerkhove, chefe da célula técnica anticovid-19 da OMS.

A organização disse ainda que o relaxamento das medidas restritivas em muitos países pode acentuar o número de casos da doença. Uma vez que a ampliação da socialização aumenta as chances da variante Delta ser transmitida.