Plantão

Cidades do Sertão ganha dois pre-candidatos à deputado estadual na Paraíba; Veja um pouco da história de cada um deles



Na perspectiva de que falta pouco mais de um ano para as eleições de 2022, já se cogita prováveis nomes de pré-candidatos a Deputados ou Deputadas Estaduais na Paraíba. Obviamente, e, em particular, nos interessa os nomes dos que poderão a vir nos representar na Assembleia Legislativa Estadual. Duas cidades localizadas no Sertão da Paraíba, já se cogita dois pre-candidatos à deputado estadual, no Vale do Piancó, e um deles, é o ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), e em Boa Ventura, à ex-prefeita Leonice Lopes.


Nilson Lacerda, já vem se articulando há um bom tempo com vários políticos na região do Vale, há pouco mais de 2 meses, Nilson recebeu apoio do Vereador Márcio Rodão do Democratas da cidade de Itaporanga-PB, apoio do PSDB da cidade de Boa Ventura, que é liderado pelo o ex-prefeito Dudu Pinto, que confirmou também apoio à pre-candidatura de Nilson à Deputado estadual, entre outras liderança na Paraíba que vem se articulando com ex-prefeito Nilson.


Conheça um pouco da história dos dois pre-candidatos à deputado estadual na Paraíba.


Nilson Lacerda, se destacou por suas grandes obras na cidade de Conceição, reorganizado á maquina publica durante os 8 anos e ganhando admiração e respeito da população e de gestores em todo Região de cidades circunvizinhas, se destacando com um dos melhores gestores da Paraíba, ao erário e a aplicação correta das verbas públicas. Nilson governou a cidade de Conceição por dois mandatos consecutivos, Conceição é a segunda maior cidade do Vale do Piancó, com uma população estimada de mais de 19 mil habitantes. Nilson Lacerda, obteve todas as suas contas aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).


Leonice Lopes, considerada uma das melhores gestora da história política de Boa Ventura, com população hoje estimada de mais 5 mil habitantes, Leonice governou à cidade por dois mandatos consecutivos, teve uma boa administração com obras importantes em prol do povo boaventurenses, tudo isso acompanhado com muitas polêmicas e várias denuncias contra a ex-gestora, mesmo assim, ela obteve suas contas aprovadas pela à câmara de vereadores e pelo o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba no ano de 2017.


Trajetória do filho de Conceição


Wilson Leite Braga nasceu na cidade de Conceição(PB) no dia 18 de julho de 1931. Foi advogado, empresário e político. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba – atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora AM de Conceição.

A trajetória política de Wilson Braga remonta a tradições familiares no município de Conceição(PB), no Vale do Piancó. Sua militância a partir de João Pessoa foi deflagrada com seu trabalho na Casa do Estudante da Paraíba, o que o levou a liderar grupos de alunos interioranos, oriundos de famílias pobres, ao Palácio da Redenção, para audiências com governadores como José Américo de Almeida, intercedendo por apoio para o custeio dos estudos e a sobrevivência dos filhos de famílias pobres. Até mesmo adversários políticos de Wilson nunca deixaram de reconhecer a sua sensibilidade social, com a atenção focada nos mais pobres.

ex-governador Wilson Braga havia deixado a atividade politica, oficialmente desde o mês de janeiro de 2015, quando foi encerrado o último mandato que exerceu – o de deputado estadual, conquistado nas urnas no pleito de 2010. Braga culminou a trajetória de mais de cinquenta anos de vida pública pelo primeiro mandato que conquistou, em 1954. Ele também exerceu os mandatos de deputado federal, prefeito de João Pessoa, vereador da capital, presidente do diretório regional da Arena e ex-candidato ao Senado em duas oportunidades.


A morte de Wilson Braga


O ex-governador da Paraíba Wilson Braga, morreu por complicações da Covid-19 em um domingo dia 17 de Maio de 2020 na cidade de João Pessoa. Ele tinha 88 anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o dia do 1º de maio. O exame para o coronavírus saiu um dia depois da confirmação que a esposa dele, a ex-deputada federal Lúcia Braga, também havia morrido por complicações da Covid-19. Wilson Braga foi casado com Lúcia e teve três filhos.

Devido a morte ter sido causada por Covid-19, não houve velório. Apenas a família teve acesso ao cemitério.

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931. Ele era sertanejo, da cidade de Conceição, no Vale do Piancó paraibano. O pai, cearense, migrou para à Paraíba nos anos 20 do século passado. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos.

Wilson Braga cresceu em meio a vida pública do pai. Começou a vida de estudante na cidade que nasceu, mas, como de costume para quem nasce no interior, Wilson teve oportunidade de buscar outras cidades até chegar em João Pessoa.


Da Redação do Conceição PB Online