Plantão

Município de Conceição no Sertão da Paraíba, recebe 4 concentradores de oxigênio para tratamento da Covid-19

(Crédito da foto, Junior Lacerda, Diretor do Hospital Cacula Leite de Conceição). 


Prefeito de Conceição, Samuel Lacerda conseguiu 4 Concentradores de Oxigênio para auxiliar no atendimento às pessoas infectadas com o Covid-19.

O aparelho produz oxigênio concentrado a partir do ar ambiente. O oxigênio do ar é concentrado através de um filtro molecular e de um processo de absorção de oscilação de pressão, podendo produzir, diariamente, o equivalente a mais de 7m3 de oxigênio com 93% de pureza, adequado ao consumo humano para pacientes com necessidade de oxigênio que precisam de suplemento de até 5 lpm, usados em pacientes leves e moderados com covid-19, oferecendo cerca de 5 litros de oxigênio por minuto com 45 dB, é comparável a uma conversação silenciosa.

De acordo com as palavras do prefeito Samuel, esses aparelhos atenderão à pacientes com Covid-19 no município com demanda menor por oxigênio, em torno de 3 a 4 litros por minuto.

Prefeito Samuel disse; “A nossa parceria com o deputado Hugo Mota é algo que sempre temos que comemorar. Ele busca todos os dias uma forma de ajudar a nossa população.

"Esses aparelhos nos ajudarão muito na demanda, sobretudo porque temos alguns casos de pacientes que necessitam de oxigênio, sofrem com a falta de ar, e com certeza é um equipamento que pode melhorar a qualidade de vida desses pacientes", pontuou o gestor.


O que é Concentrador de Oxigênio?

O concentrador de oxigênio é um aparelho que consiste na administração terapêutica de Oxigênio em concentração acima do normal, com objetivo de manter a oxigenação dos tecidos adequada e corrigir distúrbios hipoxêmicos, reduzindo a sobrecarga do sistema cardiopulmonar.

A oxigenoterapia é um dos principais tratamentos para a Insuficiência Respiratória e Hipoxemia, pois ele auxilia na:

 Melhora da qualidade de vida

 Aumento da sobrevida

 Maior eficiência do sono

 Tolerância ao exercício

 Melhora da função cognitiva

 Redução do número de internações

 Melhora da função cardíaca

Usa-se o Concentrador de Oxigênio, dentre algumas das patologias tratadas, como:

DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas)

As doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) englobam o grupo de doenças pulmonares que impedem o fluxo de ar nos pulmões e dificultam a respiração, como: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Dos sintomas estão a:


- falta de ar;


- tosse crônica;


- respiração inconstante e fadiga.


As DPOC são tratadas com broncodilatadores e corticóides associados à terapia respiratória feita com oxigenoterapia e reabilitação.

Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar é uma patologia na qual surgem cicatrizes no tecido pulmonar, fazendo com que ele fique mais rígido, reduzindo o tamanho dos pulmões e prejudicando a troca de gases com o ambiente. Dos sintomas: a falta de ar, tosse seca e fadiga.

Nos casos de fibrose pulmonar, opta-se pelo uso de corticoides e terapia respiratória feita por meio da oxigenoterapia para melhorar a respiração e as crises de falta de ar, além também da reabilitação especializada.

Edema Pulmonar

No edema pulmonar é o acúmulo de líquido nos pulmões que corta o fluxo normal do oxigênio nos pulmões, causando a falta de ar e a sensação de afogamento. O tratamento para edema pulmonar é feito com oxigenoterapia, medicamentos diuréticos e uso de máscaras para auxílio da respiração com pressão positiva (CPAP ou BiPAP).

Pneumonia

Já na pneumonia sucede quando há uma inflamação nos pulmões que afeta os alvéolos pulmonares, que é onde ocorre a troca gasosa. O paciente sente dificuldade de respirar, dor no peito e tosse seca. A pneumonia é tratada com antibiótico e fisioterapia respiratória no período no qual ela afeta a respiração. www.cpapvital.com.br 



Da Redação do Portal ConceiçãoPBonline