Plantão

Quantos dispositivos conectados o seu roteador aguenta?



O conceito de Internet das Coisas, em que diversos aparelhos se comunicam entre si, trocam dados e processam uma série de informações, já é uma realidade. Em um cenário típico em que essa tecnologia está bem aplicada, aparelhos tradicionalmente conhecidos por sua conectividade, como smartphones e computadores, conectam-se a geladeiras, aparelhos de som e outros eletrônicos por meio da internet.

Pensando nisso, será que sua conexão está preparada para suportar uma grande quantidade de dispositivos ligados ao roteador? Quando o gargalo é a internet, o caminho mais certeiro é contatar o provedor para resolver o problema, mas e se a questão envolver o equipamento de conexão com a rede?

É por isso que existem roteadores preparados para funcionar sob grande carga de trabalho. Esse é o caso do Huawei WiFi AX3, um dos novos equipamentos de rede da marca e que tem chamado atenção da indústria por conta de suas especificações técnicas avançadas, seu visual elegante e suas tecnologias embarcadas.

Internet ruim: um problema real

Cada vez mais aparelhos estão conectados ao roteador.Cada vez mais aparelhos estão conectados ao roteador.Fonte:  Huawei 

Engana-se quem pensa que não seria necessário dar suporte às múltiplas conexões no roteador. Como hoje muitas pessoas estão trabalhando em casa, é normal que o número de aparelhos ligados à internet tenha aumentado, o que significa que esse é um problema real e que pode estar afetando a qualidade do sinal para lives, chamadas e videoconferências.

Imagine uma casa em que moram quatro pessoas e existem dois computadores, um tablet, uma smart TV e um video game moderno, além de cada uma ter o próprio smartphone. Só aí já são nove dispositivos, o que poderia facilmente aumentar em um cenário com mais pessoas ou mais aparelhos.

Se considerarmos os produtos preparados para a Internet das Coisas, poderia haver lâmpadas, eletrodomésticos e outros equipamentos que se conectam à rede. O potencial para “dar problema” é grande se o roteador não aguenta diversas conexões simultâneas.

Quantos dispositivos sem fio podem ser conectados ao roteador?

Roteadores domésticos geralmente consegue lidar com cerca de 15 conexões simultâneas.Roteadores domésticos geralmente consegue lidar com cerca de 15 conexões simultâneas.Fonte:  Huawei 

Em roteadores domésticos e convencionais, o máximo não chega a 15 conexões simultâneas. No geral, essa informação não é disponibilizada no manual de boa parte dos equipamentos; porém, é razoável pensar que existe um limite prático para a quantidade de aparelhos que se conectam à internet por meio da rede sem fio.

É provável que você já tenha tentado se conectar a uma rede pública (em hotel, escola ou aeroporto, por exemplo) e tenha enfrentado dificuldades. Ou a velocidade de transferência de dados é muito baixa ou a conexão com o roteador nem é estabelecida e o aparelho fica tentando se conectar diversas vezes (até cair novamente).

Mas o que fazer se for preciso conectar uma grande quantidade de dispositivos à internet? Com a popularidade crescente dos dispositivos móveis e pensando em um cenário em que a Internet das Coisas já é uma realidade, 15 aparelhos são uma quantidade baixa a ser suportada por um roteador.

Um dos problemas é a taxa de transmissão

Por mais que o roteador consiga suportar múltiplas conexões simultaneamente, isso não significa que a qualidade do sinal vai ser boa para todos os dispositivos. O exemplo da rede pública ainda é válido aqui: por mais que se esteja conectado, não quer dizer que a velocidade da internet será boa.

Isso acontece porque a taxa de transmissão pode estar sendo dividida entre todos os aparelhos conectados ao roteador. Equipamentos convencionais geralmente têm velocidade de 300 Mbps, o que é suficiente para poucos aparelhos conectados. Porém, se você já utiliza muitos dispositivos em casa, precisa de um modelo como o Huawei WiFi AX3, com taxa de transmissão que pode chegar a impressionantes 3.000 Mbps.

Esse roteador da Huawei realmente consegue oferecer uma conexão incrivelmente rápida. Graças a sua largura de banda de frequência de 160 MHz e 1024-AQM, a taxa de transmissão pode chegar a 574 Mbps na faixa de 2,4 GHz e a 2.402 Mbps na faixa de 5 GHz. Com esse nível de velocidade, você não terá problemas com atrasos e carregamentos demorados e experimentará uma fluidez sem precedentes na conexão.

Processamento do roteador Huawei WiFi AX3

Processamento também pode impactar a quantidade de aparelhos conectados ao roteador. (Fonte: reprodução/Huawei)Processamento também pode impactar a quantidade de aparelhos conectados ao roteador. (Fonte: reprodução/Huawei)Fonte:  Huawei 

Outra dificuldade encontrada por roteadores domésticos convencionais é o desempenho incapaz de lidar com as múltiplas conexões. Da mesma forma que em outras categorias de aparelhos, esses equipamentos de rede realizam uma série de processamentos e precisam disso para conseguir gerenciar as conexões.

O Huawei WiFi AX3 tem uma versão com quatro núcleos de processamento, capaz de suportar facilmente uma infinidade de aparelhos com maior velocidade, estabilidade e eficiência. Graças a tecnologias multiusuários, como OFDMA e CPU Gigagome, esse modelo consegue enviar dados para vários aparelhos simultaneamente (máximo de 4 em 2.4 GHz e máximo de 16 em 5 GHz), além de conseguir conectar até 128 dispositivos em bandas duplas.

Portanto, o roteador da Huawei está mais do que preparado para o cenário de Internet das Coisas e pode suportar mais de 15 aparelhos conectados ao mesmo tempo. E o melhor: consegue fazer isso sem deixar lenta a conexão ou devagar o carregamento de páginas, jogos e serviços.

Outras especificações do Huawei WiFi AX3

Huawei WiFi AX3 tem várias tecnologias que o tornam desejável.Huawei WiFi AX3 tem várias tecnologias que o tornam desejável.Fonte:  Huawei 

Vale destacar que o Huawei WiFi AX3 tem outras tecnologias que o tornam ainda mais desejável. A adoção do padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) aumenta não somente o número de conexões simultâneas, mas também a velocidade e ainda diminui a latência e melhora o consumo de energia do dispositivo.

Esse roteador também tem suporte à rede mesh, permitindo a conexão de vários roteadores para maior cobertura Wi-Fi. Sabe quando você sente que o sinal não chega a determinadas partes da casa ou que a internet parece muito lenta em alguns pontos específicos? Ao utilizar a rede mesh, esses “pontos cegos” da rede Wi-Fi são eliminados, criando uma conexão estável, veloz e única.

Como se isso não bastasse, o Huawei WiFi AX3 também se preocupa com segurança. Além de ter algoritmos à prova de força bruta, WPA3, Firewall, DMZ, PAP/CHAP e proteção contra ataques DDoS, há uma área segura dentro do processador principal em que software e hardware trabalham para proteger os dados transmitidos.

Por fim, é importante mencionar a facilidade de se conectar ao roteador usando a tecnologia Huawei Share. Basta encostar um smartphone ou outro dispositivo móvel com tecnologia NFC no roteador para efetuar a conexão, sem precisar compartilhar senhas, em um método rápido, seguro e revolucionário.




Huawei