Plantão

O “ENCOBRIMENTO” DO BRASIL”

Algumas prováveis mentiras ou no mínimo “verdades questionáveis” em História, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

1) Não foi "DESCOBRIMENTO E NEM ACHAMENTO", FOI INVASÃO!

2) Não foi "ACIDENTAL" E SIM "INTENCIONAL", pois já sabiam da existência das terras pós Atlântico.

3) CABRAL NÃO FOI O PRIMEIRO! O navegador espanhol Vicente Pinzón, navegou rios brasileiros bem antes de Cabral chegar em 1500 com suas 13 caravelas.

4) Embora Pero Vaz de Caminha tenha dito MARAVILHAS sobre as terras "descobertas" em sua carta ao Rei D. Manoel, o venturoso, os portugueses tiveram NA VERDADE UMA GRANDE DECEPÇÃO com a "descoberta", pois não encontraram ouro e as pedras preciosas que tanto sonhavam.

5) Os objetos usados no "escambo", ditos como QUINQUILHARIAS de pouco valor: espelhos, pentes etc...na verdade, em sua maioria consistiam em OBJETOS PARA A EXPLORAÇÃO DA MADEIRA COMO MACHADOS, por exemplo. Os índios trabalhavam para ganhar objetos que na verdade seriam usados em sua posterior escravidão.

- Nunca acredite apenas na HISTÓRIA contada pelo VENCEDOR!

Hoje, 22 de abril de 2021, a Terra Brasilis completa seus 521 anos de sua primeira INVASÃO! E... Desde então, seguem outros tipos de invasão ou tentativas de usurpação das ainda restantes nossas riquezas, que são também ainda inumeráveis e incalculáveis, sobre as quais miram os “olhos do mundo!”



Por João Filho, Professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e na Secretária de Educação do Município de Conceição-PB, Graduado em História, especializado em História da Arte, Mestrando em Ensino de História, graduando em Direito e Jornalismo. Saiba mais...