Plantão

Falsa petição com pesquisa sobre impeachment de Bolsonaro, é golpe

Um golpe que circula por redes sociais mensageiros está disfarçado de um falso abaixo-assinado que consulta o público a respeito de um eventual impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A página foi descoberta e analisada por duas agências de checagens de fatos, a Agência Lupa e a Boatos.org, sendo que ambas chegaram ao mesmo resultado: trata-se de um site sem qualquer validade, com métodos questionáveis de funcionamento e com potencial para ser, na verdade, uma isca para golpes virtuais.

Cuidado!

A página que circula principalmente pelo WhatsApp e em outras redes sociais é um abaixo-assinado do "peticaopublica.me", uma página já denunciada como fraudulenta e que simula a interface de outros sites similares e verídicos, como o Avaaz e o Change.org. A petição em si é uma pesquisa que pergunta ao usuário se ele concorda com o impeachment de Bolsonaro e se culpa o governo pelas mortes causadas pela pandemia da covid-19.

A mensagem que circula no mensageiro.A mensagem que circula no mensageiro.Fonte:  Agência Lupa 

Após responder aos questionamentos, o usuário é convidado a compartilhar o abaixo-assinado com cinco contatos no WhatsApp e clicar em um link para validar a participação.

Quais os riscos?

A petição compartilhada não tem qualquer validade política: um impeachment não é iniciado com base em um abaixo-assinado do tipo, mas sim por uma denúncia formal acatada pelo Legislativo. Desse modo, embora essa seja uma forma válida de protesto, a própria promessa feita pela página já é falsa.

Além disso, o domínio ".me" é suspeito: segundo a análise das agências de checagem, ela não traz dados transparentes sobre o funcionamento, apresenta números controversos de assinaturas e traz na seção "Quem Somos" o endereço de outra página de petições que já saiu do ar justamente por denúncias de fraude.

Por fim, a participação no abaixo-assinado pode fazer com que você seja vítima de golpes virtuais, como roubo de dados ou simples geração de tráfego para sites que desejam lucrar em cima de uma causa. Até agora, não foram registrados golpes diretos envolvendo o site em questão, mas é possível que ele contenha brechas que resultem na coleta de informações sobre você.



Boatos.org