Plantão

Conheça o desenvolvimento crescente de Mato Grosso, estado com grande potencial

Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país, estado propulsor da economia e da preservação ambiental. Neste ano, foi apontado como um dos cinco estados brasileiros que terão força econômica para superar os efeitos da pandemia da Covid-19 e encerrar 2021 com o Produto Interno Bruto (PIB) 1,4% acima dos índices de 2019. Os outros estados citados pelo levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada são Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás. 

Considerado um ambiente propício e seguro para a realização de negócios, Mato Grosso é hoje o estado brasileiro que realiza o maior volume de investimentos, proporcionalmente à sua Receita Corrente Líquida, em todas as áreas e regiões. 

Todo este investimento tem modificado a realidade do estado, através de melhorias em diversas áreas, com destaque para a recuperação de rodovias, renovação dos asfaltos e construção de pontes de concreto. Ao todo, o investimento nos últimos dois anos foi de mais de 1,7 bilhão.  

Para entendermos a grande evolução que o estado teve recentemente, precisamos voltar ao ano de 2019. Em um cenário desfavorável e incerto, Mato Grosso passava por uma grande crise, devendo salários de funcionários, fornecedores e repasses às prefeituras.

Após sanar as contas públicas, cortar gastos e reinstituir os incentivos fiscais, o estado é considerado atualmente um grande propulsor da economia nacional. Grande parte disso se deve ao fato do Mato Grosso ser líder brasileiro no agronegócio. É o maior produtor de soja (corresponde a 10,4% da soja produzida no mundo), milho, etanol de milho, algodão e carne bovina – o  lugar do planeta que mais produz alimentos.

Com todos estes avanços, Mato Grosso tornou-se um estado com grande potencial e inúmeras oportunidades para investidores, ao oferecer segurança jurídica e fiscal para quem se instala em seu território com o objetivo de realizar negócios. 

Além dos grandes investimentos em infraestrutura que melhoram a logística e o desenvolvimento de todas as regiões, o estado também tem uma constante preocupação com a qualidade de vida da população.

Dentre as ações realizadas pelo governo, podemos citar a construção de escolas, unidades de saúde, renovação da frota das forças de segurança pública e aquisição de equipamentos, que garantem mais segurança para empresas e cidadãos.

Outro ponto de destaque no Mato Grosso é sua preocupação com o meio ambiente, com 62% de seu território com natureza preservada (vegetação nativa). É um dos poucos estados brasileiros que conta com um moderno sistema de monitoramento via satélite em tempo real de suas florestas, atuando de maneira sustentável.

Além disso, instituiu uma política ambiental de tolerância zero contra o desmatamento ilegal, em parceria com os Ministérios Públicos Estadual e Federal. 

A geração de empregos também é pauta do desenvolvimento do estado. Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a cada seis novos empregos criados no Brasil em 2020, um foi no Mato Grosso. São dados que mostram o desenvolvimento crescente do estado e sua importância para a economia do país. 

Governo do Mato Grosso
Foto: Governo do Mato Grosso