Plantão

Governo Bolsonaro dá mais um passo no Projeto de Integração do Rio São Francisco

O governo federal iniciou nesta sexta-feira (19) os testes na estrutura e o enchimento do sistema adutor do Ramal do Agreste do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O acionamento das comportas aconteceu em Pernambuco, no reservatório de Barro Branco, em Sertânia.

Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, outros ministros de Estado, parlamentares e autoridades locais.

“É sempre motivo de muita alegria visitar o nosso nordeste. Água é vida para este povo sofrido do nosso nordeste. Isso é mais que ganhar na mega-sena, água não tem preço”, declarou Bolsonaro.

O empreendimento tem 70,8 quilômetros de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo.

“Quando finalizado, o Ramal do Agreste levará as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de maior escassez hídrica de Pernambuco, podendo atender 68 cidades e mais de 2,2 milhões de pessoas por meio da Adutora do Agreste”, informou Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional.

“Garantir água de qualidade para a população e para impulsionar o desenvolvimento das nossas regiões é nossa grande missão.”

“Por orientação do presidente Jair Bolsonaro, fizemos todo o empenho para garantir os recursos necessários para a continuidade desse empreendimento e, hoje, avançamos mais um importante passo para garantir água tratada na torneira das pessoas, água para irrigar os nossos gramados, os nossos campos. Que eles sejam verdejantes”, declarou o ministro.

Esse é mais um passo que o governo Bolsonaro dá no projeto de integração do rio São Francisco, passo esse que nos mandatos de muitos presidentes anteriores havia ficado em atraso.

O acionamento das comportas possibilita o início dos testes na estrutura e o enchimento do sistema adutor até o Reservatório Góis (antigo Reservatório Negros). Após a testagem de todas as estruturas do Ramal e, posteriormente, da Adutora do Agreste, o abastecimento poderá ser iniciado.

Quando totalmente concluído, o Eixo Leste do São Francisco deve beneficiar cerca de 5,5 milhões de pessoas na Paraíba e em Pernambuco.

Já o eixo norte, que inclui os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, vai atender, assim que finalizado, cerca de 6,5 milhões de pessoas.

Conheça a estrutura do Ramal do Agreste

O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste.

Fonte: Terça Livre