Plantão

Estudo da UFPB conclui que água de ar-condicionado pode ser reutilizada

Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aponta que a utilização da água clara gerada por aparelhos de ar-condicionado é uma solução viável para usos não potáveis, como lavagem de piso, bacias sanitárias e rega de áreas verdes.
Intitulado de “Avaliação da viabilidade de uso e aceitação social da água clara gerada por aparelhos de ar-condicionado“, o trabalho foi realizado entre os anos de 2018 e 2020, pela pesquisadora Jéssika de Oliveira, com suporte dos professores Williame Farias, Tarciso Cabral, Cristina Crispim e Gilson Barbosa. A análise se deu por meio de coletas em equipamentos de climatização instalados no campus I da UFPB, em João Pessoa.

Economia financeira

A pesquisadora da UFPB afirma que, de maneira sistêmica, planejada e bem projetada, é possível, com o aproveitamento do recurso saindo do ar-condicionado, além de atender questões ambientais, obter economia financeira na instituição.

“Boa parte da água utilizada na UFPB é oriunda da concessionária de abastecimento de água. Com a crescente escassez hídrica, fontes alternativas de água vêm surgindo ano após ano. Como um exemplo dessas fontes, tem-se o vapor d’água e as gotículas presentes no ar atmosférico, que são extraídas por máquinas através da condensação do ar”, explica.



Portal Correio