Plantão

Diretor diz que Anvisa garantirá segurança de vacinas contra Covid-19 no Brasil

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Antônio Barra, afirmou em entrevista exclusiva à CNN que o órgão acredita que uma vacina contra a Covid-19 possa estar disponível no início de 2021.
"Temos uma expectativa, espero que não seja frustrada, que nessa virada de 2020 para 2021 já tenhamos uma resposta vacinal eficaz", disse Barra.

O diretor da Anvisa afirmou que a agência pretende adotar o processo mais célere possível para registrar uma vacina tão logo algum dos projetos de pesquisa em andamento reúna o suficiente para que esta seja considerada eficaz.

Barra afirma que a Anvisa vai acompanhar as etapas da pesquisa para que esse processo seja acelerado quando chegar a hora. "No momento do registro, não teremos nenhuma documentação ou fato que não tenhamos conhecimento", afirma.

Antonio Barra avaliou que o projeto da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford seja o mais avançado, posição também externada mais cedo pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

O diretor da agência disse, no entanto, que o acompanhamento próximo também inclui outros projetos, como o da chinesa Sinovac, e que todos terão o mesmo tratamento da Anvisa. O teste da Sinovac é feito no Brasil em parceria com o Instituto Butantan e promovido pelo Governo de São Paulo.

Na entrevista à CNN, o médico afirmou que está comprometido a combater o "negacionismo" e que a Anvisa sustentará que é segura qualquer vacina que seja autorizada pela agência no país. "Confie nas suas instituições", defendeu Barra.

O diretor-presidente da Anvisa defendeu acreditar que "estamos em uma fase de estabilização" e que apesar de ser preocupante, por ser uma estabilização em patamar alto, a sua expectativa é que seja o ponto de inflexão para que se inicie uma queda.



Guilherme Venaglia, da CNN