Plantão

Estudo indica que ibuprofeno pode agravar infecção por coronavírus

O Ministro da Saúde francês publicou um alerta em seu Twitter sobre a utilização de anti-inflamatórios em pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. “Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona, …) pode ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol”, diz a publicação.

O alerta veio após um estudo com um caso preliminar ser publicado na prestigiada revista científica Lancet, no dia 11 de março. O artigo evidencia que a classe de anti-inflamatórios não esteroides aumenta a expressão de enzimas conversoras de angiotensina, que facilitam a entrada do vírus nas células.
Embora não haja evidências definitivas sobre a relação, a Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou uma nota de esclarecimento (veja aqui) informando que os médicos devem analisar caso a caso e, quando possível, em casos de covid-19, suspender a medicação.
“A SBC recomenda a avaliação individualizada do paciente em relação ao risco cardiovascular da suspensão dos fármacos versus o risco potencial de complicações da doença”, diz a nota.
Como a doença causado pelo novo coronavírus é ainda não é totalmente conhecida, novos estudos são necessários para embasar essa correlação entre o uso desse tipo de medicamento e o agravamento da infecção por coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas a comunidade científica está se debruçando sobre os dados.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
-Usar lenço descartável para higiene nasal;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal;
-Manter o ambiente ventilado.

Catraca livre