Últimas Notícias

Conheça a origem da palavra 'carnaval' Qual é seu significado?

VOCÊ SABE... Qual é a origem do carnaval?

Vem da antiguidade. Era um período anual de festas profanas e hoje corresponde ao período de três dias, que sempre acaba na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma.

A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”.

Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural: “...no latim medieval carnelevarium, carnilevaria, carnilevamem, véspera de Quarta-Feira de Cinzas, tempo em que se iniciava a abstinência da carne.”

É importante lembrar que o afastamento da carne é uma exigência da Quaresma.


Segundo o dicionário Houaiss: “...do latim clássico carnem levare (...) fixa-se no italiano carnevale (séc. XIV) e daí no francês carneval (1552) carnaval (1680), passando às demais línguas europeias ainda no século XVII.”

O primeiro elemento vem do latim caro, carnis (=carne), e o segundo elemento vem do verbo latino levare (=tirar, sustar, afastar). Há quem suponha que a segunda parte do vocábulo pertença ao domínio popular, do latim vale (=adeus); daí carnevale (=adeus à carne).

Resta uma dúvida: será que é por isso que a “carne” é tão valorizada durante o carnaval?

arnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o carnaval.

O carnaval não existia nos tempos da Bíblia. A festa só surgiu alguns séculos depois de Cristo. Várias culturas antigas tinham festas parecidas com o carnaval na primavera, que podem ter influenciado o calendário cristão. Na tradição católica o carnaval se tornou numa grande celebração antes do tempo de privação e penitência da Quaresma.

Durante a Quaresma, os fiéis católicos não deveriam comer carne nem fazer festas, para se purificarem em preparação para a Páscoa. Então no dia antes de começar a Quaresma, surgiu a tradição de aproveitar o “último dia de liberdade”, comendo, festejando e desfrutando de muitos prazeres. Esse dia ganhou o nome de carnaval.

Carnaval e a Bíblia
Desde o início, o carnaval tem sido associado a excessos. A Bíblia nos ensina a ser moderados e a ter domínio próprio. O carnaval também é usado como desculpa para praticar imoralidade sexual, fazendo coisas que em outros dias não seriam aceitáveis. A Bíblia nos avisa a ficar sempre longe da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18-19).

A ideia por trás do carnaval é que podemos cometer excessos e fazer coisas erradas nesse dia, porque nas semanas seguintes vamos nos purificar. Isso é falsa religiosidade, que não vem do coração (Mateus 15:8-9). Quem realmente tem seu coração transformado por Jesus não quer pecar mais. O pecado desagrada a Deus todos o dias. Carnaval não é exceção.

Descubra aqui: o que Deus diz sobre o carnaval? Crente pode celebrar?

O crente precisa ter muito cuidado durante o carnaval. A tentação para pecar pode ser muito grande mas a Bíblia diz que há sempre uma forma de fugir da tentação (1 Coríntios 10:12-13). Quer você participe de alguma festa no carnaval, quer fique em casa, evite o pecado.



respostas.com.br

Comente aqui com o Facebook: