Plantão

Mortos por coronavírus na China são 811, superando Sars em 2003

A Comissão Nacional de Saúde da China atualizou neste domingo (hora local) os números referentes à epidemia do coronavírus no país, indicando que 811 pessoas morreram, entre os 37.198 infectados até o momento.

Este número sozinho, desconsiderando as mortes em outros países, já supera o total de mortes registrado na epidemia de Sars de 2002-2003.


O surto mundial de Sars — ou gripe aviária — naqueles anos atingiu 8.098 pessoas na Ásia, Europa e nas Américas, sendo registradas 774 mortes.

Mais cedo, autoridades dos EUA confirmaram a morte de um norte-americano de 60 anos que estava internado na China, a primeira não-chinesa confirmada.

Também neste sábado (8), a França confirmou cinco novos casos de coronavírus por contágio entre humanos, ou seja, os novos infectados não viajaram à China e nem tiveram contato com alguém que havia estado no país

Este dado muda o padrão de transmissão da doença que se observou até agora. Na França, foram confirmados 11 casos de contágio por coronavírus.

Mais de 6 mil casos graves
A Comissão Nacional de Saúde da China também indicou que até a meia-noite na hora local (13h deste sábado pelo horário de Brasília), existiam 6.188 casos graves da chamada pneumonia de Wuhan, enquanto 2.649 pacientes tiveram alta após superar o problema de saúde.

Além disso, a Comissão de Saúde revelou que já foram avaliadas 371.905 pessoas que tiveram contato próximo com infectados, sendo que 188.183 seguem em observação.


EFE