Últimas Notícias

Sebrae promove eventos de capacitação para produtores de leite no Sertão paraibano

Considerada uma das principais vocações econômicas do interior paraibano, a produção de leite será tema de dois eventos que o Sebrae Paraíba e parceiros vão realizar esta semana no Sertão do estado, nos municípios de Itaporanga e Sousa. 

O objetivo das atividades, focadas na capacitação dos empreendedores do segmento, é contribuir para a aquisição de novos conhecimentos, incentivar a troca de experiências e gerar impactos positivos na quantidade e na qualidade da produção na região.


Em Itaporanga, no Vale do Piancó, as atividades do 2º Leite do Vale Expo Negócios têm início nesta quinta-feira (28), na Fazenda Santa Clara, que em conjunto com o Sebrae, a empresa Fazenda Eficiente e outros parceiros é uma das realizadoras do evento. Conforme a programação, entre os dias 28 e 30 de novembro será realizado um curso sobre fabricação de queijos finos, ministrado por uma profissional do Senar.

Já nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a programação conta com uma série de oficinas e palestras, que vão abordar temas como boas práticas de ordenha, manejo da palma na fazenda, sucessão familiar e produção de queijos artesanais, modelos de produção de leite, manejo reprodutivo, dentre outros. Além das capacitações, o evento também realizará um torneiro leiteiro, que tem início no dia 30 e se encerra no dia 1 de dezembro, com a premiação dos vencedores.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefânia Rodrigues, os interessados em participar do 2º Leite do Vale Expo Negócios podem efetuar inscrição na agência da instituição, ou na própria fazenda, pouco antes do início do evento. “O objetivo dessa programação é contribuir com o desenvolvimento dos produtores de leite e de suas fazendas, uma vez que a produção leiteira tem uma grande importância para a região e para os empreendedores do Vale do Piancó”, explicou a gerente, ao destacar que cerca de 500 produtores devem participar do evento.

Já na cidade de Sousa, no Alto Sertão paraibano, o 5º Encontro Sertanejo do Leite (Enserleite) será realizado no próximo sábado (30), no auditório do Laticínio Belo Vale, da empresa Isis, que realiza o evento em conjunto com o Sebrae e outros parceiros. As atividades terão início às 9h, com a palestra “Ambiência, aumente a sua produção com baixo custo”, ministrada pelo médico veterinário Anderson Lourenço.

Além dela, a programação do Enserleite também contará com outras duas palestras: “Verdades e mitos sobre a IATF: porque investir nessa técnica em vacas de leite?”, a ser ministrada pelo médico veterinário Guilherme Veras, e “Impactos das normativas 76, 77 e 78/2018 para a qualidade na produção leiteira”, que será proferida pela zootecnista Késia Ribeiro.

Conforme o gerente regional do Sebrae em Sousa, Lúcio Wolmer, o Enserleite tem como público-alvo os cerca de 110 empreendedores que participam do projeto Bovinocultura do Leite no Sertão Paraibano, desenvolvido pela instituição na cidade. As inscrições podem ser feitas no próprio local do evento, pouco antes do início das atividades. “A busca por maior produtividade, menores custos e comercialização é o tripé que envolve toda essa cadeia produtiva. Dessa forma, o encontro promove a cultura do despertar para o conhecimento e incorporação do mundo tecnológico, abrindo as portas para todos aqueles que buscam o conhecimento como elo da economia”, declarou.

Serviço:

2º Leite do Vale Expo Negócios

Data: 28 de novembro a 1 de dezembro

Local: Fazenda Santa Clara (Itaporanga)

5º Encontro Sertanejo do Leite (Enserleite)

Data: 30 de novembro

Local: auditório do Laticínio Belo Vale (Sousa)


Secom

Comente aqui com o Facebook: