Plantão

Sergio Moro recebe a Ordem do Ipiranga do governador João Doria; "O Brasil precisa mais de Moro, e menos de Lula", diz Doria

O Governador, João Doria, homenageou o Ministro da Justiça, Sergio Moro, com a Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga, a mais elevada honraria do Estado. 

A condecoração, que aconteceu nesta sexta-feira em São Paulo, se deu pela parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério da Justiça no combate ao crime organizado e no compartilhamento de responsabilidades, com a transferência de chefes de uma perigosa facção criminosa para presídios federais, motivou a homenagem.


“Quero dizer, com todas as letras e com a força de um Governador eleito do Estado de São Paulo, a importância deste gesto e deste ato. Hoje é o dia de homenagear um patriota”, destacou Doria.

O Governador relembrou a ação coordenada entre Governo do Estado de SP e o Ministério da Justiça que permitiu a transferência de líderes de uma facção criminosa para presídios federais, no início de fevereiro.

“Iniciativa esta que, durante 52 dias, permitiu que, ao 44º dia da sua função como ministro e da minha como Governador de São Paulo, colocássemos 22 chefes do PCC [Primeiro Comando da Capital], transferidos para presídios federais”, disse o Governador. “Uma ação baseada na aplicação da lei e da ordem, no combate ao crime, na valorização das polícias e na luta pela cidadania”, acrescentou.

Em razão do seu compromisso no combate ao crime organizado e à corrupção quando era juiz da Operação Lava Jato, Moro deixou a magistratura para assumir o cargo de Ministro da Justiça em janeiro deste ano e teve atuação decisiva em prol da segurança da população de São Paulo.

“As áreas da segurança pública têm trabalhado juntas. Essa operação de início de Governo foi um belo exemplo. Lideranças criminosas que deveriam ter sido isoladas há 12 anos”, afirmou o Ministro. “Estabelecemos essa meta de isolar essas lideranças criminosas. Isso tem um impacto, isso tem importância e manda um recado que o Estado e a sociedade não se intimidam diante de gangues criminosas”, disse Moro.

Medalha Ordem do Ipiranga

A Ordem do Ipiranga, que neste ano completa 50 anos de criação, é conferida aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que, por seus altos méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo, se tenham tornado dignos dessa distinção.


R7