Plantão

ATAQUE: Foguete atinge casa em Tel Aviv e deixa vários feridos

Um foguete lançado da Faixa da Gaza atingiu uma casa no norte de Tel Aviv, em Israel, nesta segunda-feira (25), e deixou ao menos sete pessoas feridas. É a primeira vez que essa região é atingida por um projétil disparado do território palestino, que conseguiu furar o sofisticado sistema de defesa antiaérea Iron Dome.

“Um ataque criminoso contra Israel, ao qual reagiremos com toda a força”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que está nos Estados Unidos e decidiu antecipar seu retorno. Ele embarcará imediatamente após uma reunião com o presidente Donald Trump.


FERIDOS

Entre os feridos estão duas mulheres, uma adolescente de 12 anos, um menino de três e um bebê de 18 meses. Após o incidente, Israel fechou as passagens de fronteira de Erez (usada por pessoas) e Kerem Shalom (por mercadorias) e enviou tropas para a divisa com a Faixa de Gaza.

AUTORIA

Segundo o porta-voz do Exército israelense, Ronen Manelis, o míssil foi lançado pelo grupo fundamentalista Hamas, a partir de uma base em Rafah, no sul do território palestino, mas ninguém reivindicou o ataque.

O episódio acontece a 15 dias das eleições legislativas de Israel. De acordo com as últimas pesquisas, Netanyahu, acusado de corrupção, deve disputar voto a voto com a coalizão centrista Azul e Branco, liderada por Benny Gantz.

LEIA MAIS: Após atritos, Rodrigo Maia afirma que Previdência está ‘acima do governo’



Agência ANSA