Vários prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foram depredados por manifestantes durante protestos contra o governo federal nesta quarta-feira (24). Houve registros de incêndios nos ministérios da Agricultura, do Planejamento e da Cultura. O Corpo de Bombeiros não contabilizou feridos.
O térreo do Ministério do Planejamento foi atingido pelas chamas e uma sala da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que fica no edifício, também foi destruída. No Ministério da Cultura, manifestantes atearam fogo em estruturas da área interna. O prédio também é sede do Ministério do Meio Ambiente. As chamas foram contidas por brigadistas.
No prédio dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, documentos e computadores foram depredados. Vidros da fachada e das portas de acesso foram quebrados.
Na área externa dos prédios, lixeiras, orelhões e banheiros químicos foram incendiados e usados pelos manifestantes para montar barricadas improvisadas. Segundo a Polícia Militar, grupos levavam estilingues para atirar pedras contra policiais.
Também foram contabilizados danos aos ministérios do Turismo, da Fazenda e de Minas e Energia. Monumentos como a Catedral Metropolitana e o Museu da República, que também ficam na Esplanada, foram alvos de pichações.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), contabilizaram nos atos 200 mil manifestantes no dia. Até as 15h30, a Secretaria de Segurança Pública estimava público de 35 mil pessoas no ápice dos protestos.
G1