A Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) e aprovou por unanimidade o relatório do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2016. A votação da matéria em plenário deve acontecer nesta quinta-feira (18).
Segundo o relator da matéria, deputado Buba Germano (PSB), a aprovação do relatório durante a reunião acelera o processo de análise da proposta facilitando o cumprimento do prazo estabelecido para a apreciação. "Nós temos que dar celeridade quanto à tramitação e por isso antes do recesso temos que concluir o nosso trabalho", disse o parlamentar.
De acordo com Buba, o projeto prevê incremento de 5,51% no duodécimo dos poderes com base no que foi executado em 2015. O relator esclareceu que pela primeira vez os poderes participaram da discussão da LDO e ficou estabelecido que "nenhum dos poderes poderá ter para 2016 o inferior ao que foi executado em 2015 com o incremento de 5,51%, que é mais do que o crescimento que está sendo previsto na LDO", destacou o relator.
Foram apresentadas 34 emendas parlamentares. A comissão opinou pela aprovação da emenda de texto 04/2015, do deputado Anísio Maia e demais emendas de metas fiscais e prioridades da relatoria.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. Ainda dispõe sobre alterações na legislação tributária, despesas do Estado com pessoal e encargos sociais e disposição relativas sobre a dívida pública do Estado.
A meta para gastos com pessoal e encargos sociais é de 59%. A previsão de crescimento para o próximo exercício é de 3% e a previsão de investimento para 2016 é de R$ 1,052 bilhão. E as metas e prioridades das instituições que recebem duodécimos, como a Assembleia, Tribunal de Justiça e o Ministério Público e a ampliação do prédio e construção da nova sede do Poder Legislativo.
Clickpb
Foto: Walla Santos