Plantão

MPPB debate situação hídrica do Açude de Boqueirão. LEIA!

A Comissão Especial de Acompanhamento Sobre a Gestão das Águas (Ceasga) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza mais uma reunião na manhã desta quinta-feira (20) para tratar sobre a situação hídrica do Açude de Boqueirão, localizado na Região de Campina Grande. 
A reunião acontece a partir das 10h, na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa.
Sob a coordenação do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, a reunião vai contar com a presença do secretário de estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, e de técnicos da Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).
“Vamos apresentar, em definitivo, soluções práticas para o problema que afeta o Açude de Boqueirão, causando o racionamento de água em Campina Grande”, adianta o procurador-geral Bertrand Asfora.
A última reunião da Comissão de Gestão das Águas ocorreu no dia 30 de abril, em Campina Grande, quando o MPPB ficou de avaliar os dados apresentados pela Cagepa acerca da situação hídrica de Boqueirão, para se posicionar em relação à necessidade ou não de recomendar o aumento do racionamento de fornecimento de água para Campina Grande e mais outros 18 municípios do interior do estado abastecidos por essa barragem.
Nessa reunião, o diretor operacional da Cagepa, José Mota Victor, apresentou ao Ministério Público dados técnicos garantindo que a retirada de água do Açude de Boqueirão teria sofrido uma drástica redução, mas reconhecendo, em contrapartida, que o volume do reservatório vinha diminuindo gradativamente.
No documento apresentado pela Cagepa, sugeria-se a ampliação do racionamento a partir das 17h dos sábados até as 5h das terças-feiras. Contudo, o próprio diretor José Mota Victor via essa medida como um sacrifício para a população de Campina Grande e dos outros 18 municípios que dependem do Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão).

Assessoria de Imprensa - MPPB