Com o período chuvoso, a preocupação de quem mora em áreas de risco, em João Pessoa, aumenta. Para hoje, a Aesa prevê nebulosidade variável com ocorrência de chuvas no Litoral.
Sempre que o período chuvoso começa na capital é sinônimo de preocupação para quem mora próximo às encostas e rios. Ao total, 31 áreas de risco em João Pessoa são monitoradas pela Defesa Civil Municipal, que segundo o coordenador, Francisco Noé Estrela, devido ao cronograma de atividades da operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, não tem registrado incidentes, mesmo com a ocorrência de pancadas de chuva nos últimos dias.
De acordo com Noé Estrela, desde que a ‘João Pessoa em Ação’ foi lançada no mês de abril deste ano, nenhuma ocorrência considerada grave foi registrada pelo órgão nos dias chuvosos. E para reduzir o risco de deslizamentos de barreiras, ele disse que na semana passada, a Defesa Civil instalou lonas de contenção nas comunidades Santa Clara, no bairro do Castelo Branco, e Alto do Céu, em Mandacaru, realizou a limpeza e desobstrução de galerias pluviais no bairro Padre Zé.
Entre outras ações, no bairro São José, localizado às margens do rio Jaguaribe, 65 residências consideradas em situação de risco foram demolidas na operação. “A expectativa é de que pelo menos 150 casas sejam desapropriadas na área. Estamos trabalhando na demolição das residências e revitalização do rio e áreas adjacentes, através da dragagem das águas e plantio de nova vegetação. Os proprietários das casas desapropriadas foram cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para o recebimento do auxílio moradia”, ressaltou Estrela.
“Estamos observando as 31 localidades consideradas de risco e por hora, não houve qualquer registro de incidentes”, completou.
Ainda segundo Noé Estrela, caso a população observe qualquer situação de risco devido às chuvas, deve acionar a Defesa Civil Municipal através do ‘Disk 24h – 0800 285 9020’.
Fonte: Jornal da Paraíba