Plantão

Obras do governo no Vale paradas, entre as quais a estrada Conceição/Santa Inês.

Algumas obras importantes do Governo do Estado na região, como a adutora de Itaporanga e o asfaltamento da estrada Caiana/Serra Grande, estão paradas há meses, e, mais recentemente, também foram paralisados os serviços da estrada entre Conceição e Santa Inês, o que gerou revolta entres populares e lideranças políticas dos dois municípios.

Nos três casos, as construtoras abandonaram as obras e foram embora. Tanto a estrada de Santa Inês quanto a de Serra Grande são tocadas por uma mesma empresa, a G&F, que retirou o maquinário do conteiro de obras e abandonou o serviço sem apresentar nenhuma explicação pública, mas compete ao governo estadual esclarecer o que houve e sanar os problemas para garantir a retomada dos serviços ou abrir novas licitações.

Duas hipóteses são ventiladas para o abandono das obras: ou as empresas não têm condições estruturas e financeiras de manter o serviço ou o governo não estar pagando as construtoras. O trecho da PB-400 entre Conceição e Santa Inês começou a ser asfaltado em janeiro deste ano. A ordem de serviço foi assinada festivamente pelo governador Coutinho, mas hoje, oito meses depois, tudo está parado.

Na sessão da Câmara de Conceição nessa segunda-feira, 2, muitos vereadores subiram à tribuna para protestar contra a paralisação das obras e exigir um posicionamento do governo estadual sobre o problema. Alguns parlamentares mirins lamentaram que a única obra estadual no município esteja parada. “O governo não tem nada de bom aqui e a única obra que tem foi paralisada, o que é lamentável”, comentou um deles.

Folha do Vale