Plantão

Juíza eleitoral de Conceição aprova candidatura de Alexandre, mas indefere registro de Vani e Aldeci




foto da convenção
A juíza eleitoral de Conceição, Andréa Arcoverde, decidiu o destino de três candidaturas a prefeito na manhã desta terça-feira, 24, duas delas à Prefeitura local.

Em um desses despachos, a juíza deferiu, ou seja, aprovou o registro da candidatura do ex-prefeito conceição Alexandre Braga pegado(PDT), que sofria um processo de impugnação movido pelo Ministério Público. No entanto, a defesa do candidato, a cargo do advogado Johnson Abrantes, conseguiu convencer a magistrada de que todas as contas de Alexandre haviam sido aprovadas pela Câmara Municipal, a quem cabe julgar, por lei, as prestações de contas dos prefeitos.

A decisão da juíza levou partidários do ex-prefeito a comemorar efusivamente a homologação de sua candidatura, mas o Ministério Público Eleitoral tem três dias para recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TER).

Já o pedido de registro de candidatura à reeleição da prefeita Vani Leite Braga (PSD) foi indeferido pela juíza eleitoral, com base no fato de que o seu vice, Edval Vieira, não tem o tempo necessário de filiação partidária para concorrer ao pleito. Esse período de filiação precisa ser de, no mínimo, um ano.

Mas, segundo o cartório eleitoral, como a chapa foi impugnada com base apenas na questão do vice, basta ele ser substituído por outro nome para a candidatura da prefeita Vani ser homologada.



O terceiro despacho da juíza foi com relação à candidatura do ex-prefeito Aldeci Mangueira (PSB) à Prefeitura de Santana de Mangueira. A magistrada negou o pedido de registro do candidato, com base em processo de impugnação que o Ministério Público move contra o candidato por rejeição de contas, mas Aldeci poderá ainda recorrer da decisão no TRE, e poderá fazê-lo somente até esta sexta-feira.


folha do vali