Plantão

PMDB e PSB lideram ranking de candidatos na Paraíba

Seis partidos dominam eleições e lançam 55% dos postulantes ao pleito de outubro


Cerca de 55% dos candidatos a prefeito, a vice e a vereador às eleições municipais deste ano, na Paraíba, pertencem a seis partidos políticos. Levantamento parcial divulgado pelo TSE, no universo de 3.574 candidaturas registradas e publicadas no sistema DivulgaCand, no início da manhã de sexta-feira, mostra que o PMDB lidera o ranking, seguido pelo PSB, PT, PSDB, PSD e DEM.


As postulações dos peemedebistas chegam a 473 do total, o que representa 13,2%. Na lista do PMDB, estão os candidatos a prefeito José Maranhão (João Pessoa), Tatiana Medeiros (Campina Grande), Adones Júnior (Santa Rita), Francisca Mota (Patos) e André Gadelha (Sousa), entre outros.


Já o PSB aparece com 406 candidatos (11,3%), integrando as chapas majoritária e proporcional. Para prefeito, o partido aposta as fichas nos prefeitáveis Expedito Pereira (Bayeux), Estelizabel Bezerra (João Pessoa), Wellington Brito (Cabedelo), Nobinho Almeida (Esperança), Melina Ribeiro Rodrigues (Alcantil) e Fernando Queiroz (São José dos Cordeiros).


Já o PT surge na terceira colocação no ranking com 281 candidatos (7,86%). O partido quer dobrar o número de prefeitos e vereadores. Os petistas jogam pesado na candidatura do deputado Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa. Em Campina, o partido indicou o ex-vereador Perón Japiassú para vice da prefeitável Daniella Ribeiro, enquanto o ex-presidente do PT Alexandre Almeida registrou sua postulação a prefeito contrariando a direção da legenda. O partido quer ainda se manter nas prefeituras de Pombal e Soledade.


Em seguida, surge o PSDB com 275 candidatos, no universo de 3.574, o que representa 7,7%. Os tucanos disputam as prefeituras das duas maiores cidades da Paraíba: Cícero Lucena (João Pessoa) e Romero Rodrigues (Campina Grande). Em Guarabira, os tucanos apostam as fichas em Zenóbio Toscano e quer manter Edna Henrique por mais quatro anos na Prefeitura de Monteiro, a exemplo de Artur Galdino (Pocinhos) e Marcelo Andrade (Serra Redonda).


O noviço PSD vem colado aos tucanos e registrou 7,6% de todos os candidatos ao pleito deste ano. Em Conceição, o partido trabalha pela reeleição de Vani Braga, exemplo de Doutor Lonza, em Santo André. Em Queimadas, a legenda registrou o prefeitável Jacó Maciel e João Paulo Segundo, na cidade de Boqueirão.


Por sua vez, o DEM, com 6,4% dos postulantes luta para se manter no comando de Santa Luzia, com Ademir Morais, e eleger Carlos Antonio (Cajazeiras), Lindolfo Pires (Sousa), Dinaldo Filho (Patos) e Sara Cabral (Bayeux).


Do JP Online