Plantão

Historiador diz que CZ faz aniversário em 10 de julho: "O fundador não foi Padre Rolim"

Segundo o historiador, somente no centenário é que foi comemorada a emancipação de Cajazeiras na data certa.

Historiador diz que CZ faz aniversário em 10 de julho: "O fundador não foi Padre Rolim"
Professor Zé Antonio fala da História de CZ 

O historiador cajazeirense, o professor José Antonio (Zé Antonio) esclareceu nesta sexta-feira (06), que a emancipação política da cidade de Cajazeiras não ocorreu em 22 de agosto de 1863, como é comemorada, mas em 10 de julho de 1876, portanto, a “Terra do Padre Rolim” não tem 149 anos e sim 136 anos de emancipação política.
Segundo o historiador, somente no centenário da cidade é que foi comemorada a emancipação política de Cajazeiras, por uma iniciativa do Monsenhor Vicente e dele.
“O centenário deveria ter sido comemorado no ano de 1963, quando Cajazeiras se tornou independente de Sousa, mas Otacílio Jurema não quis comemorar”. Disse historiador
Zé Antonio declarou também, que Cajazeiras não foi fundada pelo Padre Inácio de Sousa Rolim (Padre Rolim), como os cajazeirenses pensam, mas pelos pais do religioso, Ana (Mãe Aninha) e Vital.
“A gente tem mania de errar. Dizer que o padre Rolim é o fundador da cidade. Os fundadores são os pais dele”. Afirmou
De acordo com Zé Antonio, as fazendas Cajazeiras, que deram origem a cidade foram recebidas através de dote de casamento por “Mãe Aninha”.
O professor informou que três cidades na Paraíba fazem aniversário na mesma data, são elas: Araruna, Sousa e Cajazeiras.


Ouça a reportagem completa aqui!





DIÁRIO DO SERTÃO