Plantão

Bactéria carnívora presente no mar mata 4 pessoas na Flórida, nos Estados Unidos



Quatro pessoas morreram este ano na Flórida em decorrência de uma bactéria carnívora presente no mar, segundo informou o Departamento de Saúde do estado, que alertou para um possível aumento de casos no verão.


Um total de 11 pessoas foram infectadas em 2025 pela bactéria Vibrio Vulnificus, que se alimenta de carne humana, vive em águas marinhas quentes e também pode ser contraída ao se comer frutos do mar crus com casca, em particular ostras, advertiu o Departamento de Saúde da Flórida em um aviso público.


Por isso, as autoridades sanitárias recomendaram que pessoas com feridas recentes, alguma doença autoimune ou enfermidades crônicas do rim ou fígado não entrem na água do mar do estado.


– Como ela é encontrada naturalmente em águas marinhas quentes, pessoas com feridas abertas podem ser expostas à Vibrio Vulnificus através do contato direto com a água do mar. Não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa – explicou.


O aviso é divulgado após um recorde de 19 mortes e 82 casos causados por essa bactéria em 2024, que as autoridades atribuem ao impacto do furacão Helene em setembro, quando o ciclone deixou mais de 250 mortes nos estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte.


O Departamento de Saúde da Flórida ressaltou que os médicos devem ter “alta suspeita” de uma infecção por essa bactéria se um paciente apresentar mal-estar estomacal, febre ou estiver em estado de choque após ingerir frutos do mar ou entrar no mar com uma ferida.


– Vibrio Vulnificus é uma causa rara de doença, mas também é subnotificada – destacou.


*EFE / Foto: Freepik / FBactéria Vibrio Vulnificus