Uma jovem de 21 anos passou por uma cirurgia de urgência no Hospital Regional de Guarabira (HRG), na Paraíba, nessa quarta-feira (14), para a retirada de um cisto ovariano gigante de cerca de 6,2 kg. Moradora de Mamanguape, Yasmin da Silva foi transferida em estado delicado com fortes dores abdominais e mal-estar. O caso raro surpreendeu os médicos ao revelar que o cisto já pressionava órgãos internos e colocava em risco sua saúde.
Yasmin passou por uma cirurgia para a retirada de um ovário, procedimento necessário para a remoção do cisto. A operação foi conduzida com sucesso pelos médicos Júlio Márcio e Diomedes Lucas, com anestesia administrada por Patrick Assis, contando ainda com o suporte de toda a equipe multiprofissional da unidade.
Devido à complexidade do quadro, foi necessário realizar uma laparotomia, uma abertura do abdômen para uma visão mais detalhada da situação interna da paciente. Durante o procedimento, os médicos tomaram todos os cuidados para preservar os órgãos do sistema digestivo e reprodutivo. O cisto foi removido integralmente, e o ovário e a trompa do lado direito foram mantidos, garantindo a possibilidade de Yasmin engravidar no futuro.
O diretor técnico do HRG, Igor Monteiro, destacou que o principal desafio foi a remoção do cisto sem que ele se rompesse, o que poderia gerar complicações adicionais. “Já havia compressão de órgãos como estômago e intestinos, e o risco de torção ou rompimento era real. Felizmente, a cirurgia foi realizada sem problemas”, avaliou.
Yasmin permanece internada no HRG, onde se encontra estável e em processo de recuperação.
T5