Plantão

Jovem pula em canal da Transposição para salvar amigo, mas os dois morrem afogados



Uma tentativa desesperada de salvamento resultou em tragédia no município de Penaforte, região do Cariri, interior do Ceará, no último domingo (2). Dois jovens morreram afogados no canal da Transposição do Rio São Francisco após um deles cair na água e o outro pular na tentativa de resgatá-lo. Os corpos foram encontrados por agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) algumas horas depois.


De acordo com testemunhas, cinco jovens caminhavam próximo à margem do canal quando Felipe Wanderson Alves Menezes, de 18 anos, perdeu o equilíbrio e caiu da mureta na água. Vendo o amigo em perigo, Luciano Santos Vieira, de 19 anos, pulou imediatamente para tentar salvá-lo. No entanto, ambos desapareceram nas águas.


O Corpo de Bombeiros foi acionado às 16h30 e uma equipe de mergulho de Juazeiro do Norte foi deslocada para auxiliar nas buscas. O primeiro corpo foi localizado às 18h30 e o segundo, às 22h. A tragédia gerou forte comoção na cidade.


Jovens morrem afogados em Canal da Transposição do Rio São Francisco


O prefeito de Penaforte, Luís Celestina, decretou luto e prestou solidariedade às famílias. “Não existem palavras capazes de diminuir uma dor tão grande, mas quero que saibam que, como pai, me coloco ao lado de cada um de vocês. Perder um filho é uma dor que ninguém deveria sentir, e toda Penaforte sente junto essa perda irreparável. Que Deus possa confortar o coração de todos e nos dar força para atravessar esse momento tão difícil”, escreveu em suas redes sociais.


O caso reforça os riscos de aproximação de estruturas como a do canal da transposição, especialmente sem medidas de segurança adequadas. Autoridades locais alertam para a necessidade de maior conscientização e prevenção de novos incidentes.


Fonte: Portal GCMAIS