Obras no distrito de Montevidéu na cidade de Conceição, no Sertão da Paraíba estão paralisadas. A obra de pavimentação do governo do estado que deveria trazer melhorias à vida de centenas de moradores, se tornou sinônimo de frustração.
Uma obra que começou há cerca de cinco meses, que ligaria a comunidade à PB-400, está paralisada à mais ou menos 90 dias, deixou a população em uma situação ainda mais precária.
A TV Globo da Paraíba esteve no distrito de MonteVidéu, para verificar de perto a situação das obras que estão paralisadas, onde os estudantes e moradores enfrentam dificuldades para se deslocar para cidade.
O ônibus escolar não consegue transitar na estrada. Profissionais de saúde também têm enfrentado atrasos no atendimento devido à precariedade do acesso.
Ana Cristina, funcionária de um posto de saúde no distrito, destacou que o problema já causou atrasos no atendimento médico. "Com a estrada escorregadia e cheia de lama, o médico teve dificuldade de chegar até a unidade durante a última chuva. Isso compromete o atendimento para toda a comunidade", afirmou.
A obra, que deveria beneficiar diretamente cerca de mil moradores de Montevidéu, foi iniciada com a previsão de conclusão até 2025. Contudo, com o atual cenário de abandono, a população teme que o prazo não seja cumprido. Além disso, a proximidade do período chuvoso, que na região geralmente começa em fevereiro, aumenta a apreensão dos moradores. Em anos anteriores, chuvas tornaram a estrada completamente intransitável, e a falta de drenagem adequada pode agravar ainda mais a situação.
A comunidade de Montevidéu segue aguardando uma solução para um problema que afeta não apenas sua mobilidade, mas também a dignidade de seus moradores. Com a proximidade do período chuvoso, a população teme que a situação se agrave, causando isolamento completo, perdas na agricultura e mais prejuízos à educação e saúde locais.
Da Redação do Conceição Online com Conceição verdade