Plantão

Em busca de trabalho, várias pessoas partiram de Conceição e outras cidades do Sertão da Paraíba para o corte de cana na Bahia


O processo migratório secular que coloca o Sertão nordestino na rota do êxodo continua nos dias atuais, quando centenas de homens viajam para outras regiões do Brasil em busca de trabalho.


Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, pelo menos 200 cortadores de cana saíram das cidades de São José de Piranhas, Monte Horebe e Conceição, no Alto Sertão da Paraíba, com destino ao sul do estado da Bahia, região que fica próximo à cidade de Porto Seguro. Lá eles permanecerão por cerca de oito meses e retornarão para sua terra natal no fim do ano.


Ainda na semana passada, outros dois ônibus com cortadores de cana também saíram da região de São José de Piranhas e do Barro-CE, para o interior de São Paulo.


Apesar de saber que é uma oportunidade de faturar um dinheiro que por aqui dificilmente conseguiria faturar, é sempre um momento doloroso deixar para trás familiares, esposa, filhos, pais, amigos e sua vida social em busca de trabalho.


Longe de sua terra, os cortadores de cana enfrentam uma jornada exaustiva de cerca de 9 horas de trabalho puxado que só depende deles para conseguir um faturamento maior no fim do mês e, como faz a grande parte deles, mandar um dinheirinho para os que ficaram por aqui. Apesar da dura jornada na lavoura da cana, para eles, vale a pena todo esforço. Uma ação que se repete a cada ano.


Radar Sertanejo