Plantão

PF combate fraude de R$ 1 milhão na compra de medicamentos em Prefeitura de Coremas, no Sertão da Paraíba



Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Galeno, que tem como objetivo combater os crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Coremas, no Sertão da Paraíba.


As investigações apontam indícios de que licitações realizadas pelo ente municipal para fornecimento de medicamentos entre os anos de 2017 e 2022, foram direcionadas para favorecer uma empresa vinculada aos investigados, totalizando pagamentos que alcançaram R$ 1.133.771,87, sendo que boa parte destes recursos foi advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).


Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão pela 8ª Vara Federal de Sousa (PB), os quais foram cumpridos nos municípios de Coremas e João Pessoa, ambos no estado da Paraíba.


O nome da operação, Galeno, faz referência a Cláudio Galeno, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que viveu na cidade de Pérgamo entre 129 d.C e 216 d.C, sendo considerado o “Pai da Farmácia”.


Assessoria