Plantão

Novo presidente de Direita faz uma boa gestão e Argentina registra superávit mensal pela primeira vez em 12 anos



O novo presidente de Direita Javier Milei da Argentina faz uma boa gestão e o governo anunciou que o país registrou superávit fiscal em janeiro deste ano. É a primeira vez em quase 12 anos que a conta mensal do país fechou no azul.


“Primeiro superávit financeiro [mensal] desde agosto de 2012 e o primeiro superávit financeiro em um mês de janeiro desde 2011", informou o Ministério da Economia do país.


O superávit foi de US$ 589 milhões (R$ 2,93 bilhões no câmbio oficial). A cifra também contempla o pagamento de juros da dívida pública.


O resultado aconteceu após o presidente argentino Javier Milei instaurar diversos cortes no governo, como o fechamento de diversos ministérios e o corte de investimentos públicos. Zerar o déficit público é a principal meta imposta pela atual gestão.


O ministro da Economia argentino, Luis Caputo, comentou o resultado em um post nas redes sociais. "Déficit zero não se negocia", escreveu.


Mesmo com o resultado, a inflação do país foi acima dos 20% em janeiro, acumulando 250% nos últimos 12 meses. Além disso, a pobreza alcança 45% da população.


cultura.uol.com