Plantão

Fortaleza é o primeiro time nordestino a ir a uma final de Sul-Americana

A vitória nesta terça-feira (4) contra o Corinthians pela semifinal da Sul-Americana marcou um dos capítulos mais bonitos da história do Fortaleza. O clube se torna o segundo nordestino a disputar uma final continental - o primeiro foi o CSA, em 1999, quando disputou a decisão da Copa Conmebol.


O clube se torna o segundo nordestino a disputar uma final continental, o primeiro foi o CSA, em 1999, quando disputou a decisão da Copa Conmebol.


O Leão, que até 2017 disputava a série "C" do campeonato brasileiro, é um dos maiores exemplos de gestão no futebol do país, e há algum tempo colhe frutos deste trabalho, capitaneado pelo presidente Marcelo Paz, no cargo há quase seis anos.


Outro nome fundamental para entender o sucesso do Laion é o treinador Juan Pablo Vojvoda. Desde 2021 no cargo, ele se transformou em um dos melhores profissionais do futebol brasileiro, e alvo de sondagens de outros gigantes. As propostas foram todas recusadas em prol da continuidade do trabalho no clube nordestino. Segundo técnico com mais partidas pelo clube, pode conquistar o quinto título a frente do Fortaleza.


Os jogadores comemoram muito a classificação para a decisão ao lado do torcedor, que lotou a Arena Castelão para apoiar o clube nesta terça.


O Fortaleza agora espera o vencedor de LDU (Equador) e Defensa y Justicia para conhecer o seu adversário na grande final da Sul-Americana. A decisão acontece no dia 28 de outubro, em Maldonado, no Uruguai, em partida única.


A ida para a final do torneio já garantiu pelo menos dois milhões de dólares (R$ 10,3 milhões) para o Fortaleza, que é o prêmio dado para o vice-campeão. Em caso de vitória, o valor sobe para cinco milhões de dólares (R$ 25, 8 milhões).


R7.com